terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A SURPREENDENTE GRAÇA DE DEUS

Gn 3.15-20

“É o primeiro sermão da Bíblia. Deus é o palestrante. A graça de Deus é maravilhosa e surpreendente:

1 – Para o próprio Satanás: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).
O texto diz que a história não será o que Satanás planejou. Ele creu que de fato seria o deus desse mundo. Mas Deus diz que não seria assim, o pecado não triunfará. A graça de Deus foi uma surpresa para Satanás. Ele achou que o homem não teria recuperação...

2 – A graça de Deus foi surpreendente para Adão e Eva: “E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos” (v. 20).
Eva > Ele que concede vida. Deus interveio na vida deles: “Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado” (Gn 3.21-23).

A graça de Deus é sempre rápida na direção dos pecadores. Quando tudo se parece com a meia noite... O amor de Deus e graça vai adiante do nosso pecado. Ex.s: Natanael – Jesus o conhecia antes que ele O conhecesse; Zaqueu; Bartimeu, o cego; o carcereiro de Filipos, etc. Quando não se espera nada mais, Deus nos alcança com Sua graça infinita. Ele se antecipa a nós, como no exemplo do Filho Pródigo... Ex.: Agostinho – Mônica orava por ele... Um dia ele ouviu o cântico de uma criança: “Tome e leia!” – Rm 13.13. Esse é o nosso Deus, o mesmo Deus de Gn 3.15.

3 – A graça de Deus é surpreendente porque jamais cessa: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Essa divisão vai continuar ao longo da história. A promessa aqui é de uma graça contínua... Às vezes parece que o mundo e a igreja estão em perfeita harmonia. Mas aí Deus coloca a inimizade com o mundo: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4. 4). Ex. da Reforma...

4 – A graça de Deus é surpreendente no uso que faz das aflições. O pecado traz aflição, tristeza, mágoa, ira, revolta, violência: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará... Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 3.16; 4.7).

Mas Deus transforma em bênçãos as nossas aflições: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós... Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito... Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.18,28,33-39).

Nos versículos 22 a 24 vemos Deus agindo como que castigando; mas para a semente de Eva não... Quando o homem caiu, o Paraíso tornou-se um ambiente inadequado para se viver. Esse mundo não é nosso lar... Porém, Deus não os expulsou para o inferno. Na descendência da mulher a graça transforma as aflições em bênçãos – “A terra tem produzido o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado” (Sl 67.6).

_ “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gn 3.16) > “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação” (1 Tm 2.14-15).

_ “Em todas as dores de ser mãe... provações, há uma grande promessa de salvação”. No meio das dores há esperança. As provações não são removidas, mas a graça nos dá fé pelo que há de vir.

5 – A graça é algo encarnado que vem ao encontro dos pecadores: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).

É uma promessa de que Cristo seria presenteado a nós. Cristo foi feito pecado por nós. Não há mais condenação para os que estão em Cristo – Rm 8.1. Você já experimentou a graça salvadora de Cristo Jesus? Existe inimizade em seu coração contra tudo que é contra Deus? Você se satisfaz com esse mundo? Se não, então experimente agora mesmo receber a graça de Cristo em sua vida! E que Deus, o nosso Pai, o abençoe. Amém”.[1]

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.mananciaisdevida.blogspot.com

[1] Extrato de uma preleção feita pelo Pr. Iain H. Murray, Conferência FIEL, 16-20/10/2000

Nenhum comentário: