quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A GRAÇA DE DEUS NO SOFRIMENTO HUMANO - I

“Poucos cristãos entendem que o sofrimento que temos por causa do nome de Cristo seja uma manifestação da graça de Deus. É exatamente esta ideia que Paulo ensinou aos crentes de Filipos. Eles já eram doutrinados no ponto principal – que é a graça de crer nele. Agora Paulo os está ensinando no ponto periférico: sofrer por causa de Cristo, assim como crer nele, é manifestação da gloriosa graça de Deus!”([1]).

_ “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” ([2]).

A Bíblia declara que o mundo não pode compreender estas coisas, isto está claro. Porém, o que é triste verificarmos é que muitos crentes também não conseguem entender. É certo que não é muito fácil ao cristão aceitar estas palavras. Porém, a Palavra de Deus nos ensina a exercitarmos nossa fé em meio às circunstâncias. Ou melhor, que a graça de Deus produz em nós o verdadeiro crescimento espiritual: “...Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto de pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”.[3]

Quando estive em Camaquã, RS, recentemente, presenciei o mover de Deus no seio da Igreja Batista Pioneira daquele local, através da enfermidade de uma jovem, amiga dos membros daquela igreja e namorada de um dos jovens da mesma. Quando a igreja foi informada da gravidade da enfermidade daquela jovem querida por todos, houve uma comoção geral. E todo o povo de Deus se dispôs a orar intensamente em favor daquela família. A jovem passou a freqüentar mais assiduamente aos cultos, sua família também se achegou mais a Deus; e Deus proporcionou um despertamento geral naquele local a partir da situação dramática de uma família. Cerca de um ano depois recebemos a grata notícia de que aquela jovem fora curada e estava freqüentando assiduamente os cultos daquela igreja. Louvado seja o Senhor!
Deus estimula Seu povo a esperar que Ele mesmo complete a revelação dos Seus propósitos. Até que tenhamos a visão completa, devemos aguardar e perseverar crendo e orando. Em At 1.4, o Senhor Jesus recomendou aos Seus discípulos que aguardassem em Jerusalém a manifestação do Espírito Santo:

_ “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes”.
Eles deveriam obedecer ao Senhor, esperando e orando... Orando, para quê? Isto mostra que orar não é só pedir, mas, principalmente, estar em comunhão plena com o Senhor. É ter acesso ao trono da graça.

Pr. Vanderlei Faria – pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Carlos de Campos, Heber – O Ser de Deus e os Seus Atributos, 309 – Ed. Cultura Cristã – SP
[2] 1Co 2.14
[3] Hb 12.10b, 11

Nenhum comentário: