quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O SENTIDO DA VIDA

Nesse final de ano (2009) várias pessoas deram cabo da própria vida. Uma jovem atriz, porque estava esquecida pela TV, não tinha mais motivação para viver, visto que seu trabalho não era reconhecido pela mídia. Um jovem obreiro de uma igreja evangélica do Rio de Janeiro deu um tiro na cabeça porque a esposa o abandonou, o amor à esposa era a razão de sua existência. E por aí vai... Milhares de homens e mulheres se precipitam para a morte ao se verem sem motivação e razão para continuarem vivendo. Gente que perdeu a razão de viver porque, para eles, o sentido da vida estava nessas coisas: trabalho, sucesso, família, mulher, fama, dinheiro, sexo, etc.

Qual o sentido da vida para você? Há quem perca a motivação de viver quando se aposentam, ou quando se vêem isolados de amigos e parentes, esquecidos, solitários.
Paulo, apóstolo, encontrava-se preso em Roma, acorrentado entre soldados romanos de plantão; recebendo afrontas e zombaria da parte de religiosos que também pregavam o evangelho de Cristo, mas que advogavam a “teologia da prosperidade”. Os quais julgavam-no fracassado pelo fato de estar encarcerado por pregar o evangelho de Cristo. Eles diziam que um pregador vitorioso não podia “aceitar” o sofrimento, a perseguição, enfermidades e a morte. Deveria demonstrar o poder de Deus, determinando que todo o mal fosse derrotado e repelido em nome de Jesus. Algo como se diz hoje em dia. Contudo, Paulo exalava a verdadeira alegria cristã; a qual é mencionada cerca de 16 vezes. Sua postura é serena e tranquila. Mais que isto, é de pleno gozo e regozijo. Sua vida era plena de contentamento por sentir-se no centro da vontade de Deus, em Cristo Jesus. Ele encontrou o verdadeiro sentido da vida, razão para viver e morrer: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.21).

Ou seja, “a razão da minha vida é Cristo. Tanto faz viver alguns anos mais aqui nesta Terra, ou morrer e viver eternamente com Cristo, no céu. Ou melhor, se o morrer é estar plenamente com Cristo, então é ainda melhor que continuar vivendo aqui. De qualquer forma, estar em Cristo faz toda a diferença, todo o sentido para mim”. Em Primeira Coríntios 15.28, ele escreveu: “...para que Deus seja tudo em todos”. Em Colossenses 3.111, ele completa: “... Cristo é tudo em todos”. Na carta Aos Filipenses ele demonstra sua segurança e alegria de viver em Cristo como a expressão de sua motivação pra viver: O verdadeiro sentido da vida – Cristo. Que este seja a motivação e razão para vivermos, tanto no ano de 2010 como nos anos que o Senhor nos permitir continuar vivendo.

Portanto, FELIZ ANO NOVO, COM O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA: CRISTO!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: