quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A GRAÇA DE DEUS DIANTE DO MAL – I

Quando nos voltamos para a Palavra de Deus, verificamos como Deus disciplinou a Saul... Como na experiência dos discípulos de Jesus ao descerem do monte onde ocorreu a visão do céu e a Transfiguração do Senhor Jesus. Também lá, os discípulos, ao se defrontarem com um menino possesso, foram instruídos no sentido de agir corretamente para suportar e vencer os demônios:

“Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum”.[1]

Antes, porém, de receberem a instrução do Senhor, tiveram que experimentar o fracasso e a decepção por não terem conseguido expulsar os demônios daquele menino.
Como, também, foi a forma como Deus usou e conduziu o apóstolo Paulo à oração.
Parece estranho quando dizemos que Deus possa usar até mesmo os demônios para despertar e avivar uma igreja; mas, se verificarmos os fatos bíblicos relacionados com o assunto, não ficaremos mais surpresos.

Deus não é o autor do mal, embora seja Ele quem ordena, determina e controla todas as coisas. Paulo sabia que havia uma ação diabólica naquele mal. Reconhece que, ao mesmo tempo, era algo mandado por Deus e efetuado por Satanás: “E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais...”

Portanto, era algo semelhante ao que os pregadores da “batalha espiritual” denominam de “demonização”. Ou seja, Paulo não estava endemoninhado, mas, sim, sofrendo com uma ação satânica que afetava diretamente sua condição física e emocional.

Apesar de reconhecer que, realmente, havia algo proveniente das hostes do inferno, causando-lhe tristeza, dor e opressão, Paulo não repreendeu o mal. Não ordenou, nem determinou, dizendo que não aceitava aquele tipo de sofrimento proveniente do diabo. Nem argumentou que, pelo fato de ser ele um servo de Deus, ungido de Deus, ministro da Palavra, não poderia aceitar o mal em seu próprio corpo.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Mc 9.28-29

Nenhum comentário: