sábado, 29 de setembro de 2012

JESUS NOS ENSINA ORAR

O maior exemplo quanto à importância e necessidade de oração deu-nos o nosso Senhor no Monte da Transfiguração: “Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar” (Lc 9.28).

O propósito do Senhor Jesus não era conduzir Seus discípulos a alguns momentos de lazer; ou mesmo uma experiência mística para se vangloriarem. Mas, sim, levá-los a uma intimidade maior com Deus, através da oração. Esse, sem dúvida alguma, deve ser, também, o propósito maior de nossas reuniões: achegarmo-nos mais ao Senhor da glória. E, pela sequência do texto (Lc 9.37), ficamos sabendo que aquele retiro espiritual durou uma noite toda... Foi uma  experiência marcante e  inesquecível para aqueles discípulos de Jesus. Mas é importante destacarmos o fato de que o propósito claro e evidente do Senhor em levar  Seus discípulos àquele  retiro foi a oração. E tudo o mais que aconteceu foi resultado da oração. Não houve qualquer outra preocupação do Senhor a ser acrescentada em sua  agenda do dia, ou melhor, da noite.   Era a preparação mais eficiente para a batalha, a qual haveriam de enfrentar no dia seguinte, e mais especificamente, a preparação para o Calvário.

É importante destacar o fato de que a primeira preocupação do Senhor Jesus, não foi  simplesmente levar Seus discípulos a terem, ou buscarem, experiências. As experiências que temos com Deus são fruto de nossa busca de comunhão com Ele. As experiências são consequências. Jesus conduziu Seus discípulos àquele lugar  solitário com o propósito específico de ensinar-lhes, de uma maneira prática, a orar.

É o Senhor Jesus que nos conduz, nos ensina e nos ajuda a orar. Em parte alguma  dos evangelhos encontramos referência de que os discípulos de Jesus tenham  se retirado voluntariamente com essa finalidade. Sempre observamos Jesus conduzindo-os à oração. Havia sempre alguma demonstração de resistência para que eles se retirassem de suas atividades regulares a fim de orar. Freqüentemente, também, isso ocorre conosco. Relutamos em deixar as nossas muitas e “importantes” atividades  (principalmente quando estamos trabalhando  PARA  o reino de Deus), para gastarmos tempo a sós com Deus.

Algumas vezes sentimos  algo como se fora um sentimento de culpa, por estarmos “perdendo tempo”, sem uma atividade produtiva... Sentimo-nos como se estivéssemos num devaneio irresponsável e improdutível... Assim, mesmo entre pastores e líderes cristãos, quase não se reserva tempo para o recolhimento em oração. Porém, Jesus assim o fez. Era-Lhe necessário parar para ver, sentir e ouvir a manifestação da glória de Deus através da oração. Vale a pena imitá-Lo. Amém.

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: