sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VIVAMOS O EVANGELHO DE CRISTO!

Pedro  recomenda às mulheres cristãs, casadas com descrentes, que vivam o evangelho de Cristo e o transmitam  a seus maridos, sem palavras: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor” (1Pe 3.1-2). Em outras palavras: “Fale  com sua postura ética e espiritual aquilo que você crê e entende ser o verdadeiro evangelho de Cristo Jesus. Viva de tal forma  que seu marido perceba, como se fora através de sinais luminosos, o caminho da cruz! Seja aquilo que você crê! Viva como se tivesse sinalizando com veemência, amor e paixão, a urgente necessidade das pessoas  experimentarem o amor, a paz e a salvação de Cristo Jesus! Viva de tal forma que as pessoas, mesmo sem quererem, ao olharem, ou observarem suas atitudes, suas reações diante dos problemas, dos fracassos, das derrotas, ou das  vitórias e sucessos, possam vê-lo como “anormal”.

Você não é  como os demais que não têm esperança, sem Deus no mundo. Como quem  só pensa em levar vantagens, que está   mais preocupado em explorar, humilhar e aproveitar da boa fé alheia. Você  é “anormal” neste sentido, porque você não é deste mundo, não compactua com a maldade e corrupção  vigente. Você não é  como os demais, a maioria, que, para serem respeitados  e honrados  pela sociedade precisam impor a famigerada frase: “Você sabe com quem está falando?” Claro, quando alguém usa esse expediente para se auto-afirmar, na verdade está se identificando como inseguro, imaturo e arrogante. Você é diferente, santo, puro, não pelo que diz crer e defender, mas pela transparência de vida realmente cristã.  

Os exemplos do passado devem nos fazer pensar que também nós estamos escrevendo uma história de vida. E, assim como somos advertidos com os exemplos do passado, precisamos nos lembrar que  algum dia alguém estará refletindo, ou imitando, nossa história de vida. Mas, pior que isto, precisamos considerar que Deus está  observando nossas vidas. Enquanto refletimos nessas coisas, penso na tremenda responsabilidade que recebi do Senhor: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.  Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.7-9). Então, fico  imaginando: “Que tipo de fé os meus queridos estão observando em mim, se tomarem como base o conselho da Palavra de Deus exposto acima?!”

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: