quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SUCESSO GARANTIDO

Nm 14.7-9

Quero enfatizar a expressão já usada:  Josué e Caleb não apenas vendo apenas a  terra da promessa de Deus,  mas, acima de tudo, eles confiavam  no Deus da promessa da  terra!
Não podemos agradar ao Senhor sem fé: "Ora, sem fé é impossível agradar a  Deus..." (Hb 11.6).  Quando  nos fixamos em nós mesmos, ou nas circunstâncias, nas dificuldades, não  exercemos a fé  cristã. E esse tipo  de vida desonra a Deus e deprime o nosso coração:  "Deus não nos deu  o espírito  de temor, mas de fortaleza e de  amor e de  moderação" (II Tm 1.7).
No verso 22, A  Bíblia diz que o povo  se rebelou dez vezes. Quantas vezes temos nos rebelado contra o Senhor? Apesar disso, o texto diz: "Disse-lhe o Senhor: Conforme a tua  palavra lhe perdoei..." (Nm 14.20).  Em seguida, Deus prometeu encher a terra com a Sua glória (v.21);  mas  aquele povo não haveria de  entrar na terra (v.23). É a maldição da incredulidade, sem arrependimento. É importante se destacar este aspecto, porque muitos há que  só falam em maldição hereditária... Porém, o que a Bíblia diz neste contexto é que  Deus manteve essa punição  porque eles se mantiveram na incredulidade. Enquanto   persiste a incredulidade, persiste a condenação: "Quem crê  nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê  no nome  do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.18).
Esta é uma das consolações mais frequentes na Palavra de Deus. Alguns estudiosos da Bíblia chegam a dizer que ela aparece cerca de quinhentas vezes. Outros dizem que  esta frase aparece trezentas e sessenta  e seis vezes. Dando-nos, assim, a ideia sugestiva de que Deus tem, para cada  um de nós, uma consolação diária. Todos os dias do ano. E ainda sobra uma para o ano bissexto... Foi a mensagem de conforto e estímulo que os discípulos de Jesus ouviram de Seus próprios lábios, quando se achavam amedrontados diante das ondas tempestuosas e do mar revolto: "Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou" (Mc 6.50 b, 51). Se o Mestre manda esperar com confiança, na certeza da vitória, tenha calma e confiança no Senhor, pois Ele conhece muito bem esse nosso  encapelado mar. O que não podemos é navegar sozinhos no mar desta vida. Foi o que fez Moisés ao longo de sua caminhada como líder do povo de Deus.
Se Jesus se  faz presente conosco e em nós, o sucesso está garantido, não precisamos temer e tremer, mesmo quando tudo parece impossível. 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: