sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O COMANDO DA FÉ

 

Nm 14.1-12

_ "Se eu fosse desejar alguma coisa, não desejaria a fortuna ou o poder, mas sim um sentido apaixonado pelo potencial –  o olho que,  sempre jovem, vê o possível. O prazer desaponta; a possibilidade, jamais"  (Soren Kikergaard –  Seleções, 04/ 97, p.101).
_ "...Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível...  Se podes! –  Tudo é possível ao que crê" (Mc 10.27; 9.23).

Josué e Calebe não apenas haviam  estado  na  TERRA DA PROMESSA DE DEUS,  mas haviam estado com o DEUS DA PROMESSA DA TERRA,  o Senhor de toda a terra! Foi com esta certeza, convicção de fé, que eles procuraram exortar o povo no sentido de  prosseguirem confiando no Senhor:

a) –  Subamos animosamente: Nm 13.30. 
Para Josué e Calebe não haveria nem morte no deserto, nem  retorno frustrado à  escravidão do Egito. O  desafio era para  confiarem no Senhor, crendo nas Suas provisões e promessas... Paulo, apóstolo,  usa mais tarde  essa  mesma confiança  estimulante, em meio  às circunstâncias desalentadoras, quando discorre sobre  os sofrimentos do cristão: II Co 5.2,4-9.

b) –  Tomemos posse! 
Era o  grito de alerta: AVANCEMOS!  A proposta de Josué e Calebe era para que eles transformassem as dificuldades em POSSIBILIDADES. Que não vissem as dificuldades como impedimento, impossibilidades, mas como um desafio  à luta e a vitória vibrante.  Precisamos  exercer essa  atitude corajosa, destemida e  confiante,  demonstradas por aqueles  jovens valorosos.

c) –  Podemos prevalecer contra ela!
_ "As portas do inferno não  prevalecerão contra...  (Mt 16.18).  E ainda:   "Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento...  Com ele está a força e a sabedoria; são dele o enganado e o enganador... Das trevas descobre coisas profundas, e  traz para a luz a sombra  da morte...  Tira  o entendimento aos chefes do povo da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho... Mas em todas  estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Jó, 12.13,16,22,24; Rm 8.37). Com Deus somos a maioria!  Ainda que pequenos, ou poucos, com Deus, e por Deus, não  somos gafanhotos  diante  de um mundo que se agiganta na maldade, na violência e na incredulidade.  Com Deus nos  AGIGANTAMOS!  Com Deus podemos fazer a diferença, num mundo indiferente: Sl 8.3-6.

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: