quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DEUS TRABALHA

Texto Base: Sl 147

INTRODUÇÃO

Nos anos 70 a nação brasileira ficou horrorizada com um incêndio degrandes proporções no Edifício Joelma, no centro de São Paulo. Parecia impossível apagar aquele incêndio. As escadas dos bombeiros não alcançavam a todos os andares, e as pessoas, nos inúmeros escritórios e empresas, começaram a se desesperar. A fumaça rapidamente asfixiava as vítimas, que tentavam respirar junto às janelas e acenar com tremendos gritos por socorro.

Quando as chamas avançavam, as pessoas que ainda estavam no prédio não escutavam as vozes que recomendavam calma, e desatinadamente começaram a saltar de grandes alturas para a morte. Dramas de desespero e dor aconteciam dentro e fora do Joelma onde parentes e curiosos assistiam a uma das maiores tragédias. Com intensa dificuldade os que estavam nos últimos andares, chegaram ao heliporto onde o resgate ficava cada vez mais difícil pelo calor da laje e pelos ventos que direcionavam afoitamente as chamas para todos os lados. Muitos morreram, pois se jogaram exatamente no momento em que procuravam o escape.

Milhões hoje estão também à procura do escape para os seus dilemas, os seus problemas, e sua dor. Atualmente, existe um grande número dedesesperados que se arrastam pela vida, que não encontram sentido para as suas vidas. Esse salmo nos convida para tirar o foco das coisas que produzem a desesperança, olhar para o Senhor a fonte da nossa esperança, para o Senhor que trabalha em favor daqueles que nEle confiam.

i) Deus trabalha libertando
O ser humano é uma parte da criação divina que vive um grande drama: aflição. Pertencemos a uma geração que sobrevive rodeado de situações estressantes... que geram aflições em nossa alma... que agitam o nosso coração. Pertencemos a uma parte da humanidade que o seu maior desejo para o ano de 2009 seja de encontrar consolo no viver diário.

O salmista faz um convite para a comunidade de fé reunida expressar o seu louvor a Deus... a sua alegria diante de Deus por livrar o Seu povo de um grande cativeiro de 70 anos. Uma parte de Judá passou 70 anos em terra estranha sendo massacrados espiritualmente, não havia alegrias... não havia razões em celebrar o nome de Deus em terra distante.

Quando Deus quer agir na vida de Seu Povo não há exércitos que possam deter a mão do Senhor... poder político que possa prevalecer.. . não há qualquer inimigo que possa se levantar para impedir o braço forte do Nosso Deus. Cantamos: quem intentará, contra o braço forte do Senhor; quem impedirá o seu agir? Deus é o Senhor do consolo para aqueles que nEle crêm; Deus é o Senhor da libertação para todos aqueles que nEle confiam.

Deus é diferente dos seres humanos, pois os homens derrubam, o Senhor levanta; os homens destroem, Deus é Aquele que tem o poder de edificar todas ascoisas. Mesmo que a sua vida esteja aos cacos, o nosso Deus tem o poder de fazer algo novo na sua vida. Mesmo que a sua vida esteja sem sentido, Deus poder dar o sentido para o seu viver. Mesmo que a sua família esteja destruída, Deus pode levantar pelo poder do seu braço forte.

O nosso Deus é diferente dos homens, pois Ele É o Senhor da libertação. Do que vc precisa ser liberto nessa noite? Confie em Deus, busque o seu refúgio. Aqueles que buscam em Deus as soluções para os dilemas da vida, louvam ao Seu Nome no momento da libertação.

ii) Deus trabalha cuidando

Nos momentos mais difíceis da história do povo de Deus, quando os filhos de Deus estavam vivendo situações insuportáveis Ele se fez presente respondendo aos clamores do povo oprimido. Quando não havia mais saídas aos olhos humanos, Deus providenciou uma saída segundo a sua direção e vontade. Esse fato simples chama a nossa atenção, pois Deus ainda é Aquele que intervém nas misérias humanas. Deus é Aquele que ainda está presente na história da humanidade. Deus ainda ampara os humildes. O Senhor nos mantém em pé quando as forças estão ausentes... quando as estruturas da nossa vida foram totalmente demolidas pelos problemas e embates da vida... quando nos humilhamos na Sua Presença e declaramos que somos totalmente dependentes do seu agir.

Deus permite que situações adversas nos sobrevenham para declararmosnão somente com a nossa boca, mas também com todo o nosso viver que somos inteiramente dependentes da graça de Deus em nossas vidas... quec onfiamos plenamente naquilo que Ele fará por nós... em nós e através de nós. Deus quer cuidar da sua vida!

iii) Deus trabalha agindo em nossa história

O Senhor ampara os humildes... coloca de pé aqueles que foram derrubados pela vida e confiam no poder restaurador de Deus... enxuga as lágrimas daqueles que passaram por aflições e buscaram o socorro no nome do Senhor. Todas essas coisas aconteceram porque o povo aflito buscou em Deus, foram dependentes do agir divino.

Chamo a atenção para o v. 10: Não faz caso da força do cavalo. Os cavalos eram os principais elementos de um exército inimigo. Esse versículo chama a atenção ao fato que as forças humanas não significam nada diante do poder e da majestade de Deus. Infelizmente, nos dias atuais percebemos crentes que confiam nas soluções para os dilemas da vida em forças humanas, buscam recursos humanos, por outro lado são independentes do agir divino.

Aqueles que tem o refúgio no Senhor, Deus mesmo os fortalece, porque estão fortalecidos no Senhor, Deus não faz caso das armas humanas que são utilizadas contra o seu povo. Quando somos fortalecidos no Nome e no poder do nosso Deus Ele reforça as trancas das nossas portas e abençoa aos nossos filhos... guarda, liberta a nossa família de todos os males da nossa sociedade perversa, a paz impera em nossos lares.

Dizem que o ano de 2009 será difícil! O mundo todo está ansioso quanto ao próximo ano. Nesse clima de indecisões e preocupações humanos, olhamos para esse Salmo. Nessas palavras e direcionamentos de Deus descobrimos que podemos descansar em Deus! Ele liberta, cuida e age nanossa história. Por maiores que sejam as suas aflições, olhe para Deus dependa dEle.

Por pior que seja o quadro que os meios de comunicação pintem, olhe para o Senhor, se humilhe na Presença do Senhor, dependa dEle em todos os momentos de 2009, pois o louvaremos.

Sergio Coutinho de Almeida

Nenhum comentário: