quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

OPORTUNIDADES PARA EXERCITARMOS A FÉ

_ “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Mc 4.39-41).

Precisamos descansar na certeza de que as tempestades da vida são oportunidades, ou degraus através dos quais exercitamos a nossa fé
Lucas descreve as palavras de Jesus assim: “Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?” (Lc 8.25 a).
E a Bíblia Viva diz assim: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?”

A fé começa com a receptividade, quando você escuta a mensagem: “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). E continua com a perseverança cristã: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor” (1 Co 13.13). Assim, pois, a vida cristã começa com a fé e permanecerá como seu instrumento até o fim. E o primeiro passo para se exercitar a fé é ouvir – voltar-se, dar atenção, etc. O segundo passo é o compromisso com Deus, responsabilidade. O terceiro passo para se exercitar a fé é confiar que Jesus é o mesmo hoje. Ex. de fé teórica: em Jo 11.21, Marta diz que crê que Deus pode fazer... Mas não crê que seu irmão ressuscite...

Já é tarde demais... Há muita gente agindo assim: “Creio, mas...” Não confiam que Jesus possa agir em sua vida AGORA como afirma a Sua Palavra.
Quando lemos a seqüência da manifestação do poder de Deus, especialmente nesse texto relatado por Marcos, a partir do capítulo quatro (v.s 35-41 até 8.26), ficamos estarrecidos e admirados com a persistente demonstração de incredulidade dos discípulos de Jesus. Porém, quando procuramos associar os relatos bíblicos com a nossa própria experiência, entendemos o recado de Deus para nos advertir.

Afinal, não é assim que reagimos normalmente? Enfrentamos uma crise, uma adversidade, nos entregamos à oração e à busca do entendimento da vontade de Deus em tais circunstâncias, aplicamo-nos ao estudo sério e sistemático da Palavra de Deus... Quando, porém, superamos as tais tribulações voltamos à nossa comodidade estéril e improdutiva. Queremos paz e tranqüilidade. Não mais o poder de Deus, porque não desejamos nos envolver em novos desafios, preocupações e problemas. Afinal, dizemos, já tivemos nossa cota de desafios superados. Sumos vitoriosos em Cristo. A vida está uma bênção, se melhorar estraga... Chega de problemas! Deixa que outros tenham suas experiências para contar...Mas, eis que o Senhor tem outros planos para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.11-14 a).

Pr. Vanderlei Faria
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com
Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

Nenhum comentário: