domingo, 22 de fevereiro de 2009

CORAÇÃO NAS MÃOS

_ “Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário” (Mc 6:30-32).

André era um discípulo de João: “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim” (Jo 1.35). Este falou-lhe de Jesus: “Eis o cordeiro de Deus” (Jo 1.36). André O seguiu imediatamente: “No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus” (Jo 1.35-37). Então foi discipulado por Jesus: “Passaram o dia com Ele...” (Jo 1.39).

Assim, pois, André primeiramente foi a Jesus, procurou conhecê-Lo, aprender dEle e com Ele; depois levou seu irmão a Jesus (Jo 1.41-42). Há muitas pessoas que nunca levam alguém a Jesus, porque elas mesmas não estiveram pessoalmente com Jesus. Não foram discipuladas por Ele e com Ele.

De João Batista pouco se há de falar, pois ele morreu ainda jovem ao acusar o pecado de Herodes (Mt 11.1-19; 14.1-12). Só levou alguns a Jesus. Entre eles, André. E de André menos ainda a Bíblia fala. Praticamente ele só havia levado seu irmão a Jesus. E quem foi seu irmão!?... Aqui está um exemplo da importância da evangelização pessoal.

André agora apresenta um menino, um rapaz, a Jesus... E desencadeou o milagre! Quando ele havia apresentado Pedro, seu irmão, a Jesus, não imaginara que estava diante de quem seria um poderoso instrumento de milagres nas mãos de Deus: Um milagre ambulante! Agora, ao apresentar um rapaz a Jesus, não poderia imaginar o que Deus haveria de fazer através da liberalidade daquela vida preciosa: “Está aqui um rapaz que tem... Tem algo disponível, útil, aproveitável... Tem coragem de apresentar esse pouco... Tem pouco nas mãos, mas muito no coração... Tem algo a oferecer, antes de pedir. Tem um coração disposto, nas mãos...”

Enquanto o Senhor não ocupar o centro de nossas vidas e atividades, não há sucesso, só fracasso e decadência. Como André, o evangelista de visão missionária. Ele viu que seu irmão necessitava de Jesus. Viu que Deus poderia fazer uso poderosamente daquela vida. Da mesma forma, ele percebeu que aquele rapaz precisava ter o privilégio de conhecer a Jesus. E que Jesus poderia utilizá-lo também de forma poderosa: Um rapaz na multidão. Uma vida com o potencial de uma bomba espiritual! André possuía a sensibilidade do Espírito Santo para descobrir talentos. Era um provedor de vida e alegria. Uma porta de esperança!

Precisamos pedir a Deus a visão de André para descobrirmos, entre a multidão faminta e errante, aqueles que têm o coração nas mãos... Como diz a Sua Palavra: “E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos. E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram... Jesus, porém respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis” (Mt 20.32-34; 21.21-22).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Visite o Portal: www.midiasound.comLEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Nenhum comentário: