quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

HOJE A SALVAÇÃO ENTROU NESTA CASA

Lucas 19.1-10

Introdução

• Hoje deixo a Parábola do Filho Pródigo. Vou falar de Zaqueu; depois,retornamos à parábola.- Muitos pregadores gostam de pregar sobre Zaqueu. Eu gosto. -2- Tem até um conto antigo que diz que: havia em uma Igreja, um pastor experiente, vivido na fé. Certa vez, na pregação, o pastor dizia:"Havia um homem que era cobrador de impostos, muito pecador, que queria ver Jesus e o nome dele era Nicodemos". E continuava.. ."Nicodemos queria ver Jesus... mas Nicodemos era muito pequeno, de modo que Nicodemos não conseguia ver Jesus, por causa da multidão...". E tinha na igreja um garotinho, desses que presta atenção em tudo e já não agüentava mais ouvir o pastor falar Nicodemos pra lá e Nicodemos pra cá, até que não segurou e sussurrou: "Pastor! não é Nicodemos... é Zaqueu!" E o pastor foi consertar: "...e Nicodemos, querendo ver Jesus, subiu numa árvore. E quando Jesus viu, falou: "Nicodemos, desce da árvore, porque esse lugar é de Zaqueu!"

- Sim, Zaqueu subiu numa árvore, teve um encontro com Jesus, Jesus foi na casa dele e disse: "Hoje a salvação entrou nesta casa!"

• Toda religião lida com o assunto da "salvação". - Cada religião é uma tentativa de resposta do homem, a uma pergunta que ele faz a si mesmo sobre a vida depois que a gente morre.

- A pergunta é: o que vai acontecer comigo após a morte? E a religiãotenta dar a resposta. - O espiritismo- 3, por exemplo, dá uma resposta: Quando você morre,não se preocupe, não... você vai reencarnar e vai voltar. Essa é aresposta do espiritismo.

- O budismo-4 é outra resposta: Quando você morre seu corpo se dissolve no universo e você renasce em um dos seis reinos existentes, pode ser: o reino dos infernos, o reino animal, o reino dos fantasmas,dos semideuses e outros dois mais.

• Agora, o Cristianismo- 5, infelizmente, é mal compreendido, porque o Cristianismo não quer dar uma resposta apenas ao que vai acontecer com você depois que você morre. Não!

- É interessante a palavra "salvar" e "salvação", no conceito de Jesus... Salvação no conceito de Jesus não é apenas irmos para o céu.

- Jesus disse pra Zaqueu uma frase que é surpreendente, está no v.9:"Hoje entrou, aconteceu, entrou salvação nessa casa. Jesus diz: "Hoje aconteceu salvação aqui". Então, salvação não é somente para lá no céu, é para aqui também!

• Então é muito interessante esse conceito da "salvação". - Não somos salvos só para a vida no céu... o gozo da salvação começa a ser experimentado aqui. "Entrou salvação na casa desse homem hoje",Jesus falou.

- Então, não podemos reduzir a mensagem do evangelho num conceito simples de salvação. Porque se nós tivermos a salvação reduzida à um conceito baixo, simplório, nós fazemos do evangelho uma espécie de"Passe sem Parar".

- Não sei se é comum em todas as estradas do país, mas no Estado de São Paulo, as principais rodovias, tem na praça de pedágio, um sistema eletrônico chamado "Passe Sem Parar" -6. É que o motorista adquire um cartão que gruda no vidro do carro. Aí, quando chega na praça de pedágio, o sistema lê o cartão e libera a passagem… o motorista passa pelo pedágio sem parar., porque pagar ele já pagou antes.

- Se nós não tomarmos cuidado, o evangelho de Jesus fica reduzido a um aparelhinho do "Passe Sem Parar".

• O que é salvação na cabeça das pessoas? - É você ganhar o direito de ter um "sem-parar" no bolso... e no dia que você morrer e chegar lá no céu, São Pedro (que dizem, tá lá na porta do céu – a Bíblia não fala que é ele, mas popurlamente o povo diz que ele tá lá), aí quando você for chegando, e São Pedro querer barrar você, então você mostra o "sem-parar" pra ele, aí as portas se abrirão... e você vai entrar direto, sem parar.

- É mais ou menos esse o conceito que as pessoas têm de salvação, e por culpa de nós, evangélicos, que gostamos de usar a palavra "salvo"como se fosse uma espécie de senha: "estou salvo, ao morrer vou pro céu".- O problema de termos esse conceito tão pobre de "salvação", isto é, que somos salvos pra entrar no céu, o problema que esse conceito cria, é que a maioria das pessoas passa a ver a mensagem do evangelho sócomo uma senha, senha que dá direito a pessoa de entrar no céu.

• A maioria de nós tem esse conceito de salvação – que ser salvo é ir pro céu. - Assim, quem então é que está salvo? É quem tem o carimbo no passaporte.. . esse tem o direito de quando chegar lá no Posto de Imigração Celestial, entrar no céu.

- Você sabe que pra entrar num país estrangeiro é preciso ter um passaporte e com o visto do consulado carimbado lá. Assim, quando você quiser entrar no céu, precisa ter o carimbo e o carimbo pra nós é "ser salvo". Esse é o nosso conceito de salvação.

- Mas, isso não é tudo. Quando Jesus fala sobre salvação, Ele não leva em conta o céu, mas a vida aqui agora, ser salvo para a vida aqui enão só para a vida lá. • Por exemplo, Mt 1.21-7: salvação no conceito bíblico é eu ser livre da maldade que habita em mim; é ser livre de mim mesmo. - Porque quando o anjo falou pra Maria do nascimento de Jesus, ele disse que iria nascer um menino e que deveria ser chamado Jesus, e o anjo disse assim: "...pois ele salvará o seu povo dos pecados deles".

- Olha que conceito: Salvação é ser salvo de mim mesmo, de meu pecado... - Então esse é um conceito de salvação muito mais profundo do que simplesmente ir para o céu. • Em Mt 18.11-8 a Bíblia diz o que é ser salvo: Jesus fala que "veio salvar quem está perdido". Olha que conceito lindo de salvação: salvar quem está perdido.

- Imagine você chegando numa cidade e se perdendo. Eu já me perdi em São Fidélis, acredita? Quando eu vinha de Campos pra São Fidélis visitar minha noiva, houve uma vez que eu desembarquei do ônibus e saí rumo à casa onde ela morava ali na rua da cocheira. Eu saí andando com a bolsa nas costas, andei meia hora, e nada de chegar perto de alguma coisa que me lembrasse a rua da cocheira! Eu me perdi... não conta nada pra ninguém, ta!

- Então, há um conceito de salvação que é você perdido se achar... Quer dizer, eu estou perdido, mas não é perdido no sentido de sem esperança, tô perdido porque eu não sei o rumo, tô perdido porque não sei pra onde ir... não é perdido porque esse cara não tem jeito... é perdido porque eu não sei qual é o rumo certo, eu preciso de orientação, eu preciso me achar.• E é esse o conceito que Jesus tem de salvação.

- Ou seja, quando você ouve a mensagem do evangelho, você se acha, você se encontra, você sabe o seu rumo... não fica perdido mais. É o que aprendemos aqui sobre Zaqueu.- Zaqueu era chefe dos cobradores-9 de impostos, chamados publicanos na época.

- Naqueles dias a Palestina estava dominada por Roma, e o Império Romano era muito sabido. Repartiu a Palestina com os irmãos Herodes, que governavam, só que eles precisavam cobrar impostos do povo em andar o dinheiro pra Roma, era assim que Roma fazia.

• E Zaqueu era o único cobrador de impostos da cidade de Jericó, que ficava e, ainda fica, existe essa cidade a 18 km de Jerusalém, e ele era muito detestado.- Primeiro, o povo não gostava de Zaqueu, porque ele era cobrador de imposto. Qual é o fiscal que é querido? Diz aí, você que é micro-empresário: quando é que você gosta que um fiscal visite sua empresa? Fiscais não são queridos... se tiver algum fiscal aqui, ouça: só Jesus ama vocês!

- Segundo, o povo não gostava de Zaqueu porque ele coletava impostos para uma nação estrangeira. Imagina o ódio, o Brasil arrecadar impostos pra Bolívia. Não tem lógica.- E terceiro, Zaqueu ficou rico... não se fala como, mas ele tinha a reputação de corrupto. Como eu sei disso? Porque na hora que Jesus falou: "hoje preciso ficar na sua casa", a revolta do povo foi geral. Está no v.7.

• Opa, como que Jesus vai para a casa de um sujeito assim? - Eis a história: Jesus ia passando pela cidade de Jericó e o texto diz que Zaqueu saiu correndo para vê-lO. - Só que tem um detalhe no v.3-10: é que Zaqueu era baixinho. E como Jesus ia passando e tinha muita gente, ele não conseguia ver. Mas,estava tão ansioso para ver Jesus, que subiu numa figueira brava, uma árvore frondosa, subiu na figueira (era brava, mas deu pra subir), elá de cima ficou esperando Jesus passar.

- Imagine a cena: o homem, talvez, mais rico da cidade, dono de uma das maiores fortunas, e estava lá, trepado numa árvore pra ver Jesus chegar. Que mico!- Pois Jesus passa, olha pra ele e diz, v.5: "Zaqueu, desce daí porque hoje eu vou passar na sua casa", e aí a multidão protestou: mas Elevai pra casa de Zaqueu, aquele pecador?

• Zaqueu desceu da árvore, e à medida que os dois iam caminhando, Zaqueu falou: V.8: "Senhor, deixa eu lhe falar uma coisa: eu vou dar metade de tudo o que tenho pros pobres e se alguém me mostrar que eu extorqui, eu restituo quatro vezes mais aquilo que eu possa ter roubado". - Nessa hora, Jesus fez uma declaração que pra mim é uma declaração absolutamente impactante, revolucionária: Jesus disse-11: "Hoje asalvação entrou nessa casa".

- Eu fico pensando no seguinte: Alguém falou pra Zaqueu sobre Jesus, alguém falou pra ele, porque ele ficou curiosíssimo de ver Jesus. - E o impacto do que ele ouviu sobre Jesus, que nós não sabemos o que foi, quem foi, não sabemos nada... mas o impacto do que ele ouviu, causou um abalo interno em Zaqueu tão forte, mexeu com as estruturas, que o desdobramento final foi uma frase de Jesus: "Hoje a salvaçãoentrou na casa desse homem".

• Então, pra que se possa dizer que "houve", que "entrou salvação", é preciso que a mensagem que acabamos de ouvir, opere de tal maneira na nossa vida, que depois de nós ouvirmos, ela provoque algumas atitude sem nós. - Deixe-me explicar: você ouve uma coisa que entra por um ouvido e sai por outro, logo, a mensagem não teve importância nenhuma pra você...entrou por um ouvido, saiu por outro. Você até prestou atenção na mensagem, mas o máximo que ela produziu em você foi alguns arrepios, mas não teve desdobramento nenhum.

- Agora, o que aconteceu com Zaqueu, foi que em algum lugar, ou trabalho dele, ou na casa dele, ou na sinagoga onde ele freqüentava, ou sei lá onde ele estava, alguém falou pra ele de Jesus e disse o seguinte: "Ele está aqui na cidade", e Zaqueu saiu de casa correndo pra ver Jesus.

• Então eu posso dizer o seguinte, num conceito mais profundo de salvação: a salvação acontece em nós, em primeiro lugar, quando a mensagem que nós ouvimos é tão forte, tão forte, que a semelhança de Zaqueu, faz com que larguemos mão de qualquer capricho ou cerimônia.

- Preste atenção, Zaqueu era homem rico e rico, você sabe né, é cheio de manias... por exemplo: o que ele quer, manda buscar. - Mas Zaqueu ouve uma mensagem... alguém fala pra ele sobre Jesus, efala de tal maneira, que esse homem sai do seu conforto...interessante isso: olha a força da mensagem. - Zaqueu põe de lado a pose de rico-12, arrumadinho, cheio de não-me-toque. .. e corre pela cidade, sobe numa árvore... Imagina: o homem rico da cidade, trepado numa árvore feito moleque, olhando pela rua uma pessoa que vem passando... essa é a cena, mais ou menos ridícula, esquisita!

- Mas o que Zaqueu ouviu sobre Jesus é uma mensagem tão grande, que faz com que ele se desnude de toda a pose que tem... ele se despe de toda a riqueza e está trepado numa árvore. • Aqui está o conceito de salvação.- Se a mensagem do evangelho de Jesus chegar até você e essa mensagemnão conseguir produzir em você um movimento interno, que lhe dê coragem de se posicionar na vida, mesmo com a censura dos outros, e até passar por ridículo, não houve salvação.

- Você ouviu a mensagem e "É... legal, gostei, bacana...", mas, isso significa que na sua vida, nada mudou, não houve salvação. - Salvação ocorre quando a mensagem de Jesus gera uma energia transformadora da vida a ponto de você não ter vergonha de pagar omico de estar trepado numa árvore em plena rua pra ver uma pessoa passar.

• Somos seres passionais. Sabe o que é um ser passional? Nós somos movidos a paixões, todos nós. - Se alguma coisa não gera paixão em mim, essa coisa não é importante pra mim. Se não gera paixão, não é importante. - Você pode me dar uma informação, pode me dar cultura, mas se isso não gera paixão, não é importante. Só se torna importante se gera paixão em mim, porque somos seres passionais.

• Tem por aí uma cultura inútil. - Por exemplo: deixa eu dar uma notícia pra vocês: Quantas pessoas aqui tem 40 anos? -13 Levanta a mão... a maioria esconde o jogo... tá bom. Já ouviu que a vida começa aos 40? Não é verdade... nessa idade,você já tem vivido mais ou menos 1 bilhão e 200 milhões de segundos.Você já comeu da vida 1 bilhão e 200 milhões de segundos. Legal, né? Eo que é que isso produz na vida da gente? Nada! "Mas, ótimo. Valeu, pastor...". Cultura inútil. -

Você sabia que numa colher de chá-14 cabem 70 gotas de água de um conta-gotas? Não é interessante isso? Faça o teste quando chegar em casa! - E você sabia que no comércio mundial, as pessoas, quando vão comprar escovas de dentes-15, preferem as azuis em vez das vermelhas? As pesquisas comprovam. Então, se você quiser montar uma fábrica de escovas de dentes, faça mais azuis do que vermelhas... legal essa informação, não é? - Você sabia que os golfinhos-16 dormem de olho aberto? Não é bom agente saber isso? E... e, não produz nada! - Você sabia que o vôo mais longo já registrado por um frango-17 foi de 13 segundos? E... e... não produz nada! Não tem absolutamente nenhum valor para a vida. Não gera paixão em mim!

• Mas alguém falou pra Zaqueu-18 sobre Jesus e esse homem ficou doido... ele saiu pela rua querendo ver Jesus... mas era baixinho, não conseguiu ver, mas disse: "eu preciso!" A mensagem gerou nele uma paixão.- Vou dizer pra você: Jesus gera uma paixão nas pessoas quando entram em contato com Ele. - Quando Simeão, o velho Simeão, pegou Jesus ainda bebê, a Bíblia dizem Lc 2.29, que Simeão disse a Deus: "Senhor, agora eu já posso morrerem paz, porque eu tenho em meus braços a salvação de Israel". - João Batista, que era primo de Jesus, depois de adulto os dois estiveram juntos, e esse encontro foi de tamanho impacto para João Batista, que ele disse: "importa que Ele cresça e que eu diminua".

• Quem conhece Jesus, jamais será a mesma pessoa. Sabe por que? Porque todas as pessoas que estiveram com Jesus, mudaram de vida. - Se você conhecer Jesus, você vai ter uma diferença na sua vida, porque Jesus provoca em nós a paixão de um novo viver e foi isso que foi transformador na vida de Zaqueu.

- O que Zaqueu ouviu sobre Jesus atiçou de tal maneira a curiosidade dele, que ele saiu correndo... o que ele ouviu sobre Cristo despertou nele uma curiosidade para um encontro pessoal com Jesus, e isso é significativo. - O v.4 diz que Zaqueu subiu numa figueira brava, porque queria ver Jesus... ele tinha ouvido, mas ele queria ver! • Sabe por que? Porque o que ele ouviu despertou nele a curiosidade deconhecer: "Eu quero conhecer, não quero só ouvir... eu quero conhecera Pessoa!"

- Sabe, existem algumas pessoas que o que eu sei sobre elas não me deixa com a menor vontade de me encontrar com elas. Por exemplo:Madona-19. Eu não tenho o menor interesse de conhecer essa mulher.Veio ao Brasil recentemente... soube de pessoas que viajaram mais de mil quilômetros... teve um garoto de 18 anos, saiu de Natal (RioGrande do Norte), pra ficar do lado de fora, na calçada em frente o hotel no Rio de Janeiro, pra ver Madona.- Tivesse ela se hospedado aqui no Hotel Solar ou no Leican, e me convidado pra conhecê-la de perto, eu diria: "Vô não; num tô com vontade, não...". - Agora, deixa eu dizer uma coisa pra vocês: eu teria o maior interesse em conhecer o Padre Léo-20, da Canção Nova, que faleceu fez um ano, dia 7. Ah! Eu gostaria de conhecer o padre Léo, porque aquele homem era inteligente. Eu ouvia as pregações dele... me comovia com acapacidade e a humildade daquele homem...

• Então, tem gente que é assim... na vida existem pessoas que se entrarem numa sala, a gente bate palmas... existem outras pessoas que se entrarem numa sala, a gente fica em pé e existem umas poucas pessoas que se entrarem numa sala, a gente tem vontade de se ajoelhar diante delas. - Mas tem uma Pessoa que se entrar por aquela porta eu me jogaria de cara no chão, tamanha a grandeza dEla: é Jesus de Nazaré. Ele é tão tremendo! -21- Não é tanto o que dizem a respeito dEle, mas é a própria Pessoa dEle que me atiça a curiosidade de conhecê-lO... e foi essa curiosidade que atiçou Zaqueu a sair de casa, subir numa árvore... ele queria conhecer Jesus, ouvir ele ouviu, ele queria conhecer! Ele tinha essa curiosidade!

• E curiosidade, deixa eu falar uma coisa pra vocês: a nossa curiosidade é reveladora do nosso caráter. É! As coisas que lhe deixam curioso revelam o seu caráter, o meu caráter! - O que deixa você curioso? Você se hospeda numa casa de família amiga, vai dormir num dos quartos, então fecha a porta... o que você faz? Dá vontade de fuçar o guarda-roupas e você fuça? ...de bisbilhotar todas as gavetas e você vai lá?• Olha, a curiosidade está na raiz do pecado.

- É por causa da nossa curiosidade mais mesquinha, mais mórbida, que existe um programa de televisão chamado Big Blode Brasil, muito assistido, porque ele vai no centro daquilo que em nós é curiosidade mesquinha, mais rala, mais baixa. - Preste atenção quando acontece uma ocorrência policial e os malfeitores são trazidos pra a Delegacia... o que ajunta de gente ali em frente pra ver... curiosidade mesquinha!

- Em Zaqueu a curiosidade, porém, se revela digna... ele tem uma curiosidade digna e é na grandeza dessa curiosidade que Jesus diz:"Hoje a salvação entrou na casa desse homem". - Porque a pessoa que tem um nível digno de curiosidade, não é uma pessoa desprezível. "Hoje a salvação entrou na casa desse homem". Olha no que resultou a curiosidade dele!

Conclusão

• Amado, salvação no conceito bíblico, não é morrer e ir pro céu tão somente, mas é você ter uma transformação na sua vida hoje, aqui e agora.

- A mensagem do evangelho é que você cresça como pessoa, e viva (mesmo nesse mundo) num patamar de excelência, de nobreza de caráter, de atitudes dignas, bonitas.

- Olha pro Zaqueu: ele cresceu como pessoa. Ele disse: "Senhor, eu vou dar a metade do que tenho, a metade da minha fortuna, vou dar para os pobres". - Zaqueu estava dizendo: "eu vou abrir mão... eu não privilegiado de nada... eu não sou o tal". E Jesus disse: -22 "Hoje entrou salvação nessa casa".

- Zaqueu entendeu o que é salvação. Ele entendeu que nós, antes de almejarmos o céu, temos que aprender a viver na terra... E se você não aprender a viver na terra, meu amigo, não estará preparado pra viverno céu.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 2/02/2009
Fonte de pesquisa: Audio/Ricardo Godin__._,_.___

Nenhum comentário: