terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PERFUMOSOS COMO OS CEDROS DO LÍBANO

Oséias 14:6

"Os seus galhos se estenderão, bonitos como os galhos das oliveiras eperfumosos como os cedros do Líbano".

Introdução• Uma novidade no universo dos cosméticos, já de alguns anos pra cá, éo desodorante antitranspirante sem perfume. Também há cremes semperfume... Invetam de tudo...- Desodorantes sem cheiro, podem até ser realmente úteis... a idéia énão misturar os perfumes.-

Mas escute essa: crentes sem cheiro – sem o cheiro de Cristo, é uma aberração, uma anomalia... é um defeito! - Como cristão você deve ser cheiroso... perfumoso como os cedros doLíbano.•

Oséias exerceu a sua atividade profética entre os anos 750 e 730antes de Cristo.- O ponto central da pregação dele era que Israel havia se tornado infiel a Deus, mas Deus não havia deixado de amar a Israel.

- O relacionamento de Israel com Deus era parecido com um relacionamento de amor e frustração entre marido e mulher, quando háinfidelidade.

- Tudo em Israel estava adulterado, estava corrompido: o culto, oserviço, a justiça, a moral, a política... e Israel sofria asconseqüências do seu próprio desvio... não cheirava bem; não tinha obom perfume do Senhor.

• Mas Deus, dava lugar para a esperança, à esperança de ter Israel devolta! - No capítulo 11 lemos palavras comoventes, saídas da boca de Deus,como as do v.7: "O meu povo teima em se revoltar contra mim" ; mesmo assim, no v.4 está, Deus falando: "Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim."

- Depois, no capítulo 14, tendo Deus suplicado no v.1: "Povo deIsrael, volte para o Senhor, seu Deus!", Deus então anuncia no v.4:"Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meucoração." Ninguém, antes, havia proclamado da parte de Deus, umamensagem como essa.

• Mas Oséias, profetizava: Israel pecou se tornando infiel a Deus,adorando imagens de deuses estranhos. Israel é merecedor de castigo;mas Deus não fechou o Seu coração, porque continua amando e cuidandode Israel (2.19-20).

- E Oséias proclamava: "O Senhor vai levar vocês, ó Israel, outra vezao deserto (2.14), e lá, Deus vai dizer: "Israel, tu és o meu povo!",e Israel então, haverá de responder: "Pois Tu és o nosso Deus!"- Aleluia! Oséias sabia que em Deus, o que prevalece, não é a ira, masé o amor, é o perdão.

Por isso que, em linguagem profética e até poética, lemos isto: "Os seus galhos se estenderão, bonitos como osgalhos das oliveiras e perfumosos como os cedros do Líbano".

• Oséias tinha noção do perfume exalado das coníferas: os pinheiros,os cedros, os ciprestes, o carvalho... estas árvores e arbustos sãoaromáticas.- Oséias fala dos cedros do Líbano – o Líbano, na antiguidade, eracoberto de florestas de cedro... o templo do rei Salomão foiconstruído com cedros comprados do Líbano.

Existem muitos tipos decedros, mas o Cedro do Líbano é a espécie mais velha e mais forte,vive centenas de anos. Esse é um detalhe tão precioso que o cedro setornou o emblema da bandeira libanesa. Pode prestar atenção, abandeira do Líbano tem duas faixas vermelhas e no meio uma faixabranca com o cedro desenhado lá, simbolizando força e imortalidade.

- Oséias profetizou sobre Israel: "Os seus galhos se estenderão,bonitos como os galhos das oliveiras e perfumosos como os cedros doLíbano". E nisso, o profeta descreve pra nós um quadro de como a vidacristã deveria exercer influência sobre as outras pessoas.

- O cheiro dos pinheiros, dos cedros do Líbano era sentido de longe,pois exatamente assim, o aroma de Cristo que exala do crente, devepenetrar todos os lugares, deve ser sentido por todos! - Sim, a presença de Cristo é aromática, Ele carrega um perfume queagrada, que satisfaz.• Sabe, o olfato é um dos sentidos mais sensíveis que possuímos e épor meio dele, que recebemos impressões daquilo que está além doalcance do nosso tato, e até da nossa visão. - Por exemplo, do outro lado do muro, na casa do vizinho, a carne táassando no espeto (essa é pra abrir o apetite)... você não pode sentira carne (ela tá lá longe), você não pode vê-la (o muro é alto), masvocê pode sentir o cheiro dela...


- Onde há perfume, a gente sente... não dá pra esconder.

• Portanto, a palavra de Oséias traz esse peso, esse significado:crente que está na presença do Senhor, que vive com Deus, que anda comDeus, que está tão profundamente ligado em Cristo, esse é como o cedrodo Líbano: exala perfume, porque o doce aroma do Senhor lhe temimpregnado a vida.

- Irmãos, quando vivemos na presença de Deus, trazemos conosco ocheiro agradável do Espírito Santo, e por efeito, essa essênciaaromática não pode deixar de ser sentida.- Já imaginou churrasco sem cheiro? Não presta...- Também não deveria existir crente sem o cheiro da presença de Deusna vida dele.- Você tem andado cheiroso?

Pr Walter Pacheco, 15.2.2009

Nenhum comentário: