sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O BEM MAIOR

_ “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11.13).

Lucas descreve uma palavra surpreendente de Jesus: “quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Ora, Jesus não estava falando para quem ainda não tinha o Espírito Santo na condição de salvo; Ele se dirigia especialmente aos Seus discípulos. Logo, não se trata de uma palavra evangelística. Assim, creio que Jesus está se referindo propriamente à plenitude, ou ao batismo do Espírito Santo. O que Mateus diz, referindo-se às “boas dádivas”, está diretamente relacionado com o que Lucas diz ser o próprio Espírito Santo que nos seria concedido em resposta à oração.

Assim como Jesus fez a distinção entre atitudes boas humanas da atitude divina; creio que não há como comparar qualquer “boa dádiva” materialmente com a boa dádiva divina, o próprio Espírito Santo. Aliás, Tiago também afirma: “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tg 1.16-18). Logo, se fazemos alguma coisa boa, não é por nós mesmos, nem vem de nós o que é bom. É o Senhor quem nos proporciona, “segundo o seu querer”, as boas dádivas. Porém, o Espírito Santo é incomparável, Ele não é uma boa dádiva, Ele é A BOA DÁDIVA, ou O Dom precioso de Deus para nós.

Quando pedimos o Espírito Santo, pedimos o que há de melhor – a plenitude do Espírito Santo. Certamente há de ser a plenitude, ou o preenchimento de todas as nossas necessidades, tanto materiais como espirituais. Ele preenche toda a nossa necessidade. Ele é Deus presente em nós, é o Consolador que Jesus nos deixou. A plenitude do Espírito Santo é a nossa maior carência. Deveria ser a nossa maior ambição, nosso pedido mais constante e veemente. Só Ele pode nos bastar, nos completar e nos consolar realmente.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: