Vejamos quais são os principais sinais da segunda vinda do Senhor Jesus, à luz do texto de Lucas 21:
Confusão Religiosa
- “Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais” (Lc 21.8).
Essa confusão já se faz presente em nossos dias. Em todos os  lugares o diabo procura divulgar a falsa religiosidade, as heresias, as controvérsias, etc. Isto porque o seu objetivo é causar confusão nas mentes humanas. E, com  isso, levando as pessoas a se distanciarem cada vez mais de Deus e do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus. Cada dia  surge uma nova seita prometendo o céu na terra. E muitos são arrastados por esses ventos de doutrinas. E o pior é que alguns, mesmo passando pelos seminários evangélicos, tornam-se  presas fáceis das manipulações  dos falsos profetas.
Conflitos Sociais
_ “Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro  aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino” (Lc 21.9-10).
A cada dia ouvimos falar de homens e mulheres que dedicaram integralmente suas vidas por uma causa perversa, destruidora, extremista, com propósitos políticos, sociais e religiosos equivocados e diabólicos. Uma verdadeira confusão religiosa, gerando tremendos conflitos sociais.
Calamidades Físicas Provenientes Da Natureza
_ “Haverá grandes terremotos” (Lc 21.11 a).
Terremotos com magnitude igual ou superior aos 7 graus na escala Richter, como o que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro, são mais comuns do que se pensa. De acordo com estimativa do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), 17 tremores de magnitude entre 7 e 7.9 ocorrem todos os anos no mundo, estimam especialistas.
 “Epidemias”( Lc 21.11 b)
Em cada época surgem  novas doenças, ceifando milhares de vítimas.  Anos atrás falava-se no perigo da tuberculose. Depois o câncer  trouxe pavor a muita gente. Quando a ciência ia conseguindo diminuir o impacto do câncer (não que ele esteja sob controle atualmente) apareceu a AIDS,  ceifando milhões de vidas no mundo. Virando epidemia em várias partes da terra. Recentemente surgiu  um vírus mais amedrontador, pela rapidez com que leva à morte as pessoas infectadas: o ebóla...  Assim vai se cumprindo as Escrituras nesse tempo do fim. 
Dificuldades Econômicas
_  “fome em vários lugares” (Lc 21.11c).
Em consequência das guerras, a fome. E, certamente,  uma das coisas que mais tristeza nos causam é contemplar a miséria e a fome de em várias partes de nosso país, como, também, no mundo.
 “Coisas Espantosas”( Lc 21.11d)
Sentimo-nos confusos e perplexos diante dos acontecimentos espantosos ao nosso redor. Alguns dos quais estarrecedores, como terrorismos, violência, sequestros, etc.
Sinais Cósmicos  
_“e também grandes sinais do céu” (Lc 21.11 a)
Tsunami, Furacões, Vendavais, Tornados, OVNIS, etc.
Perseguições Religiosas, Políticas E Sociais 
- “Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e  vos perseguirão... E sereis entregues até por  vossos pais e irmãos, parentes e amigos...”( Lc 21. 12,16 a)
Violência E Morte
_ “...e matarão alguns dentre vós” (Lc 21.16b). 
Nossa atitude diante do sofrimento, portanto, deve ser de adoração e gratidão a Deus, como fizeram os apóstolos do Senhor. Não há como  fugir  da luta, nos omitir, ou  fingir  que somos imunes, ou que estamos isentos dessa situação. Quando alguém diz que a Igreja está doente porque constata problemas e dificuldades, está  simplesmente caindo na realidade claramente  expressa  na  Palavra de Deus. Então, não nos compete  ficarmos nos  lamuriando e nos alarmando com a situação. Nossa  missão não é fugir da situação, fugir do “incêndio”.  E, nem mesmo, fugir da “fumaça”  (causa ou efeito do incêndio). 
Nossa missão, enquanto servos de Jesus Cristo, não se restringe  à função de ARAUTOS –  aqueles que dão o alarme e anunciam o perigo à vista. Mas, sim,  ao  cuidado com os feridos, estropiados e mutilados pelo pecado. Precisamos pedir a Deus que as  dores e perseguições, que porventura  viermos a sofrer, não  nos  façam ficar  enrijecidos, amargos e revoltados com Ele e com a vida; mas que Deus nos torne maleáveis e úteis para o cumprimento dos propósitos  divinos de anunciar o reino de Deus e a Sua justiça e para abençoar alguns. Mas, acima de tudo, precisamos atentar para  as  palavras de Jesus: “É na vossa  perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lc 21.19).
Certa ocasião Jesus  se referiu a muitos religiosos, vibrantes e  orgulhosos de suas atividades, cujos nomes não estavam  registrados nos céus: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor!  entrará no  reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).  E, no final da Bíblia está  registrado: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado para dentro do  lago de fogo” (Ap 20.15).
Isto é o que mais importa  em toda a  nossa religiosidade. E sem esta certeza, caminha  sem  Cristo e sem salvação nesta vida aqui é  correr o  risco de  passar a eternidade sem Deus, sem a salvação de Cristo Jesus. E isto é o inferno!
Quando Jesus enviou os setenta discípulos para pregarem o evangelho, eles voltaram eufóricos pelas realizações e conquistas em nome do Senhor. Jesus se alegrou  com eles, e por eles. Porém, acrescentou-lhes algo que eles não haviam percebido como motivo maior de  alegria:  “Contudo, não vos alegreis porque  se vos  submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem  os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20). Eis aí a motivação maior de nossas realizações, o  motivo maior de nossa alegria cristã.
_ “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;  salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,  ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd 20-25).
Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Verifique se você pode dizer Amém a esta oração:
Breve Oração Matutina
“Ó Deus de abundante graça! Ó Pai misericordioso! Eu, que sou Teu indigno servo, aqui reconheço que, assim como nasci em pecado, assim também tenho vivido na iniquidade e tenho transgredido os Teus mandamentos em pensamento, palavra e ato. Também os tenho transgredido seguindo os desejos da minha  própria  vontade e as luxúrias da minha carne, não cuidando de deixar-me governar por Tua santa palavra e por Teu Espírito Santo. Por isso, se me  tratares de acordo com a Tua justiça e o meu merecimento, eu mereço, com justiça, toda vergonha e miséria nesta vida e a condenação eterna no fogo do inferno.
Por conseguinte, ó Pai celeste, eu Te rogo, pelo amor  de Teu Filho Jesus Cristo e pelos méritos da cruel morte   e da sangrenta paixão que eu creio que ele  sofreu por mim, que me absolvas e me perdoes todos os  meus pecados, e que me livres da vergonha e da vingança que me são devidas por causa desses  mesmos pecados. Envie Teu Santo Espírito ao meu coração, a fim de assegurar-me de que és meu Pai e de que sou Teu filho, e de que me amas com amor imutável.
Faças também que o Teu bom Espírito me guie em Tua verdade e  crucifique em mim, cada vez mais, todas as  concupiscências  mundanas e carnais, para que os meus pecados morram cada  vez mais em mim. E assim eu Te sirva com não fingida justiça e santidade no dia de hoje e em todos os dias  da minha vida. Isso tudo para que, quando terminar  esta vida mortal, eu seja feito, graças  à Tua misericórdia em Cristo, participante da  glória eterna em Teu reino celestial. E aqui, ó Senhor, do fundo do meu coração, dou-Te graças por todas as Tuas bênçãos concedidas à minha alma e ao meu corpo.
Dou-Te graças, ó Senhor, por me elegeres, em Teu amor,  redimindo-me por Teu Filho, santificando-me por Teu Espírito e me preservando, desde a minha juventude e até ao presente dia e hora, por Tua misericordiosa  providência.
Seja  propício  a todos  os que Te temem e que tremem em face dos Teus juízos. Conforte todos os enfermos e desamparados. Senhor, mantém-me  em contínua prontidão, pela fé e pelo arrependimento, para o meu fim definitivo, de modo que, viva ou morra, seja encontrado como Teu, para a Tua glória eterna e para a minha eterna salvação, mediante Jesus Cristo, meu único Mediador. É em Seu santo e  bendito nome que  peço estas misericórdias de Tuas mãos, e a Ti rendo louvor e glória com a oração que Ele  santificou com Seus próprios lábios:“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Amém.”[1]
“...Porque ele (Jesus) salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21)
[1] Bayly, Lewis – A PRÁTICA DA PIEDADE, Pg.s 175-177 – PES  (Um excelente livro que  eu gostaria de recomendar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário