segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SINAIS DO FIM

Vejamos quais são os principais sinais da segunda vinda do Senhor Jesus, à luz do texto de Lucas 21:

Confusão Religiosa

- “Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais” (Lc 21.8).

Essa confusão já se faz presente em nossos dias. Em todos os lugares o diabo procura divulgar a falsa religiosidade, as heresias, as controvérsias, etc. Isto porque o seu objetivo é causar confusão nas mentes humanas. E, com isso, levando as pessoas a se distanciarem cada vez mais de Deus e do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus. Cada dia surge uma nova seita prometendo o céu na terra. E muitos são arrastados por esses ventos de doutrinas. E o pior é que alguns, mesmo passando pelos seminários evangélicos, tornam-se presas fáceis das manipulações dos falsos profetas.

Conflitos Sociais

_ “Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino” (Lc 21.9-10).
A cada dia ouvimos falar de homens e mulheres que dedicaram integralmente suas vidas por uma causa perversa, destruidora, extremista, com propósitos políticos, sociais e religiosos equivocados e diabólicos. Uma verdadeira confusão religiosa, gerando tremendos conflitos sociais.

Calamidades Físicas Provenientes Da Natureza

_ “Haverá grandes terremotos” (Lc 21.11 a).
Terremotos com magnitude igual ou superior aos 7 graus na escala Richter, como o que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro, são mais comuns do que se pensa. De acordo com estimativa do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), 17 tremores de magnitude entre 7 e 7.9 ocorrem todos os anos no mundo, estimam especialistas.

“Epidemias”( Lc 21.11 b)

Em cada época surgem novas doenças, ceifando milhares de vítimas. Anos atrás falava-se no perigo da tuberculose. Depois o câncer trouxe pavor a muita gente. Quando a ciência ia conseguindo diminuir o impacto do câncer (não que ele esteja sob controle atualmente) apareceu a AIDS, ceifando milhões de vidas no mundo. Virando epidemia em várias partes da terra. Recentemente surgiu um vírus mais amedrontador, pela rapidez com que leva à morte as pessoas infectadas: o ebóla... Assim vai se cumprindo as Escrituras nesse tempo do fim.

Dificuldades Econômicas

_ “fome em vários lugares” (Lc 21.11c).
Em consequência das guerras, a fome. E, certamente, uma das coisas que mais tristeza nos causam é contemplar a miséria e a fome de em várias partes de nosso país, como, também, no mundo.

“Coisas Espantosas”( Lc 21.11d)

Sentimo-nos confusos e perplexos diante dos acontecimentos espantosos ao nosso redor. Alguns dos quais estarrecedores, como terrorismos, violência, sequestros, etc.

Sinais Cósmicos

_“e também grandes sinais do céu” (Lc 21.11 a)
Tsunami, Furacões, Vendavais, Tornados, OVNIS, etc.

Perseguições Religiosas, Políticas E Sociais

- “Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão... E sereis entregues até por vossos pais e irmãos, parentes e amigos...”( Lc 21. 12,16 a)

Violência E Morte

_ “...e matarão alguns dentre vós” (Lc 21.16b).
Nossa atitude diante do sofrimento, portanto, deve ser de adoração e gratidão a Deus, como fizeram os apóstolos do Senhor. Não há como fugir da luta, nos omitir, ou fingir que somos imunes, ou que estamos isentos dessa situação. Quando alguém diz que a Igreja está doente porque constata problemas e dificuldades, está simplesmente caindo na realidade claramente expressa na Palavra de Deus. Então, não nos compete ficarmos nos lamuriando e nos alarmando com a situação. Nossa missão não é fugir da situação, fugir do “incêndio”. E, nem mesmo, fugir da “fumaça” (causa ou efeito do incêndio).

Nossa missão, enquanto servos de Jesus Cristo, não se restringe à função de ARAUTOS – aqueles que dão o alarme e anunciam o perigo à vista. Mas, sim, ao cuidado com os feridos, estropiados e mutilados pelo pecado. Precisamos pedir a Deus que as dores e perseguições, que porventura viermos a sofrer, não nos façam ficar enrijecidos, amargos e revoltados com Ele e com a vida; mas que Deus nos torne maleáveis e úteis para o cumprimento dos propósitos divinos de anunciar o reino de Deus e a Sua justiça e para abençoar alguns. Mas, acima de tudo, precisamos atentar para as palavras de Jesus: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lc 21.19).

Certa ocasião Jesus se referiu a muitos religiosos, vibrantes e orgulhosos de suas atividades, cujos nomes não estavam registrados nos céus: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). E, no final da Bíblia está registrado: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.15).

Isto é o que mais importa em toda a nossa religiosidade. E sem esta certeza, caminha sem Cristo e sem salvação nesta vida aqui é correr o risco de passar a eternidade sem Deus, sem a salvação de Cristo Jesus. E isto é o inferno!

Quando Jesus enviou os setenta discípulos para pregarem o evangelho, eles voltaram eufóricos pelas realizações e conquistas em nome do Senhor. Jesus se alegrou com eles, e por eles. Porém, acrescentou-lhes algo que eles não haviam percebido como motivo maior de alegria: “Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20). Eis aí a motivação maior de nossas realizações, o motivo maior de nossa alegria cristã.

_ “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd 20-25).



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br




Verifique se você pode dizer Amém a esta oração:

Breve Oração Matutina

“Ó Deus de abundante graça! Ó Pai misericordioso! Eu, que sou Teu indigno servo, aqui reconheço que, assim como nasci em pecado, assim também tenho vivido na iniquidade e tenho transgredido os Teus mandamentos em pensamento, palavra e ato. Também os tenho transgredido seguindo os desejos da minha própria vontade e as luxúrias da minha carne, não cuidando de deixar-me governar por Tua santa palavra e por Teu Espírito Santo. Por isso, se me tratares de acordo com a Tua justiça e o meu merecimento, eu mereço, com justiça, toda vergonha e miséria nesta vida e a condenação eterna no fogo do inferno.

Por conseguinte, ó Pai celeste, eu Te rogo, pelo amor de Teu Filho Jesus Cristo e pelos méritos da cruel morte e da sangrenta paixão que eu creio que ele sofreu por mim, que me absolvas e me perdoes todos os meus pecados, e que me livres da vergonha e da vingança que me são devidas por causa desses mesmos pecados. Envie Teu Santo Espírito ao meu coração, a fim de assegurar-me de que és meu Pai e de que sou Teu filho, e de que me amas com amor imutável.

Faças também que o Teu bom Espírito me guie em Tua verdade e crucifique em mim, cada vez mais, todas as concupiscências mundanas e carnais, para que os meus pecados morram cada vez mais em mim. E assim eu Te sirva com não fingida justiça e santidade no dia de hoje e em todos os dias da minha vida. Isso tudo para que, quando terminar esta vida mortal, eu seja feito, graças à Tua misericórdia em Cristo, participante da glória eterna em Teu reino celestial. E aqui, ó Senhor, do fundo do meu coração, dou-Te graças por todas as Tuas bênçãos concedidas à minha alma e ao meu corpo.

Dou-Te graças, ó Senhor, por me elegeres, em Teu amor, redimindo-me por Teu Filho, santificando-me por Teu Espírito e me preservando, desde a minha juventude e até ao presente dia e hora, por Tua misericordiosa providência.

Seja propício a todos os que Te temem e que tremem em face dos Teus juízos. Conforte todos os enfermos e desamparados. Senhor, mantém-me em contínua prontidão, pela fé e pelo arrependimento, para o meu fim definitivo, de modo que, viva ou morra, seja encontrado como Teu, para a Tua glória eterna e para a minha eterna salvação, mediante Jesus Cristo, meu único Mediador. É em Seu santo e bendito nome que peço estas misericórdias de Tuas mãos, e a Ti rendo louvor e glória com a oração que Ele santificou com Seus próprios lábios:“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Amém.”[1]


“...Porque ele (Jesus) salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21)


[1] Bayly, Lewis – A PRÁTICA DA PIEDADE, Pg.s 175-177 – PES (Um excelente livro que eu gostaria de recomendar).

Nenhum comentário: