terça-feira, 2 de outubro de 2012

A ANGÚSTIA DEVE NOS ESTIMULAR A ORAR



Mc 14.32-42

Foi ali, no Getsêmani,  onde Jesus sentiu  todo o peso da condenação  dos nossos pecados, no Jardim da Oração, lugar de encontro  com a divindade, que  entrou o Diabo,   tornando-o  Jardim da Traição. O Jardim da Oração do HOMEM-DEUS tornou-se o Jardim da Traição do homem-diabo...  O Diabo, desde o princípio, procura  inverter os propósitos de Deus. Quantos, hoje, estão fazendo da religião  um meio de traição  à vontade e propósitos divinos!  Religião sem o senhorio de Jesus Cristo; religião  do lucro financeiro, do embuste, da esperteza... Religião sem comprometimento com Jesus Cristo e Sua Palavra. É a teologia da prosperidade a qualquer preço!  O Diabo procura transformar a Igreja do Senhor –  Jardim de Oração – em lugar de traição, ira, revolta, confusão... Mas Deus se utiliza de nossas orações para acalmar e transformar os corações, trazendo-nos a paz. Foi o local onde Ele  pôde abrir   Sua alma diante do Pai, extravasando  toda angústia e tristeza provocadas pelo pecado humano.

Percebendo que  Seus discípulos  não  conseguiam  acompanhá-Lo em oração, Jesus  voltou-se para eles, e  os achou dormindo. Que vergonha! O Mestre, angustiado, intercedendo por eles  e pelo grande  desafio  que estava  diante dEle, e eles dormindo... Assim  como o próprio  Espírito  Santo "intercede por nós  com  gemidos  inexprimíveis" (Rm 8.26), assim, também, o Senhor  intercedia por eles com   "gemidos inexprimíveis.” E a Bíblia nos informa que Ele  continua intercedendo por nós (Rm 8.34).

 É com tal sentimento  que o nosso querido Mestre refugiava-se em oração. E, de tal maneira se deixava absorver na comunhão com o Pai, através da oração, que nada ao Seu redor  poderia   afetá-Lo. Nem fome (Jo 4.31-32), nem  tristeza, e nem mesmo o sofrimento iminente, poderiam afastá-lo da oração.  Nos momentos que antecedem as grandes decisões, ou grandes batalhas, sentimos a dor profunda da angústia. E Jesus, sabendo de tudo quanto haveria de passar, sofria antecipadamente. À semelhança de Jesus, os discípulos também estavam angustiados, porque, embora não tivessem convicção e  certeza do que iria acontecer,  sentiam que  algo mau haveria de acontecer. Porém, as reações eram diferentes diante da angústia: os discípulos dormiam, enquanto Jesus orava. O sono nos faz fugir da realidade, ainda que temporariamente,  enquanto a oração nos aproxima de Deus, trazendo conforto e paz ao coração.

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: