quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A GRAÇA SURPREENDENTE DE DEUS (04)







4o – A graça de Deus é surpreendente no  uso que  faz das  aflições. O pecado traz aflição, tristeza, mágoa, ira, revolta, violência: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará... Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 3.16; 4.7). Mas Deus transforma em bênçãos as nossas aflições.[1]
Nos versículos 22 a 24 vemos Deus agindo como que castigando; mas para a semente de Eva não... Quando o homem caiu, o  Paraíso tornou-se um ambiente inadequado para se viver. Esse mundo não é  nosso lar... Porém, Deus não os expulsou para o inferno. Na descendência da mulher a graça transforma as aflições em bênçãos –   “A terra tem produzido o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado” (Sl 67.6).
_ “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gn 3.16) > “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; salvar-se-á, todavia, dando  à luz filhos, se permanecer com  sobriedade na fé, no amor e na santificação” (1 Tm 2.14-15).
_ “Em todas as dores de ser mãe... provações, há uma  grande promessa de salvação”. No meio das dores há esperança. As provações não são removidas, mas a graça nos dá fé pelo que há de vir.

Pr. Vanderlei Faria


[1] Rm 8.18,28,33-39

Nenhum comentário: