terça-feira, 23 de outubro de 2012

ÁGUAS PURIFICADORAS




Ez 47.3-12

Através  do profeta Ezequiel, Deus nos fala da manifestação da glória e majestade de Sua presença entre os homens. Com o esplendor de Sua  glória, algumas coisas  se destacam, juntamente com algumas reações espontâneas  da parte do profeta. Aqui  temos um relato de  preciosas  e indescritíveis  visões.

A princípio, as visões do profeta são fantasmagóricas, como  as visões que nos  são dadas  freqüentemente  através dos sonhos. Geralmente nossos sonhos são  confusos, misturando pessoas ou situações fora do contexto cronológico, ou fora  do racional. Assim, muitas vezes Deus revela coisas sobrenaturais através  de imagens, visões e revelações que nos parecem confusas e controvertidas. Porém, o próprio  espírito santo que nos concede as visões também nos concede a devida interpretação das mesmas. No caso do profeta Ezequiel, na seqüência das visões e revelações, Deus mesmo  ia apresentando-lhe a sua interpretação. Assim também o Senhor faz conosco.

A  glória do Senhor  conduziu o profeta ao “átrio interior”, ao lugar santíssimo da presença de Deus. Ou seja, a glória de Deus, depois de nos fazer reconhecer nossa condição de profunda pequenez e humildade diante  da majestosa presença divina, ela nos  conduz à intimidade divina. O poder e a glória pertencem ao Senhor. A fonte da revelação especial para nós é divina, vem do alto, do Pai das luzes. Deus mesmo  nos conduz à Sua intimidade, através da oração, como nos diz a Palavra de Deus (Rm 8.26-27).

O crente que se deixa conduzir pelo Espírito, à medida que o tempo passa vai desenvolvendo o prazer de estar a sós  com Deus em oração ou meditação. Quanto mais nos aproximamos à sala do  trono mais prazer vamos adquirindo na contemplação da glória de Deus. Porém, não conseguimos  obter intimidade com  Deus se mantivermos intimidade com o pecado.

Depois o texto diz: “Ele me levou” (v.2) – demonstrando que tudo o que nos acontece, de bom ou ruim, está sob o controle em direção do Senhor. Ele tem  o controle absoluto de nossas vidas, ainda quando temos a sensação de que  estamos à deriva, sem rumo e sem direção, ou indo de mal a pior, a pique...
Em seguida o texto nos diz como  Deus tem paciência  em trabalhar conosco. Ele vai nos conduzindo por etapas, num crescendo de maturidade e revelação. Não estamos preparados suficientemente  para entender algumas coisas que nos acontecem, então Ele nos dá uma revelação progressiva à medida que vamos nos aprofundando e buscando mais e mais  conhecê-Lo (v.s 3-5).

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: