terça-feira, 1 de março de 2011

O SENHOR NOS CONHECE

_ “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Naum 1.7).

Deus continua no controle de tudo e de todos. Ele é Deus, ainda que isso cause irritação, desprezo e ódio da parte de muitos.

Nada está escrito na Bíblia por acaso, ou que seja de somenos importância. Tudo o que Deus nos revelou tem relevância fundamental para a nossa edificação espiritual. Deus quer que nos apropriemos destas revelações a fim de que sejamos edificados e para que Lhe obedeçamos fielmente.

Quando Deus se revela, manifesta a Sua glória majestosa, não há quem O resista, quem não se convença de que Ele é tudo o que se precisa, tudo o que se procura, ainda que não saibamos o que... Ele é tudo de bom que almejamos com todas as forças de nosso ser, a graça irresistível de Deus. Irresistível, mas não contra a vontade, à força.

Se Deus mesmo não agir, toda a obra humana não passa de palha, ou trapos de imundícia. Logo, esse reconhecimento de que Deus é de fato soberano, inclusive em nossa salvação, é algo tremendamente humilhante para o orgulho humano. Assim, somente através da humildade podemos entender e aceitar tal doutrina. O que muitos não conseguem entender é quanto à beleza e conforto da Palavra de Deus no que diz respeito à doutrina da eleição da graça de Deus. Deus prova Seu amor para conosco anunciando Sua predestinação, Sua predeterminação na provisão das bênçãos espirituais para com os Seus eleitos: “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Na 1.7).

Quando conhecemos perfeitamente alguém e dela somos conhecidos, podemos nos refugiar em sua casa em tempo de calamidade. O texto que estamos considerando compara as aflições diárias que enfrentamos como “tormentas e tempestades”, e nos diz que “o Senhor conhece os que nele se refugiam”. Ou seja, ele conhece os motivos e necessidades que nos impelem, nos move a buscá-Lo. Assim, nos conhecendo tão intimamente, Ele pode nos acolher, nos aconchegar e nos consolar. Mesmo quando nos vacilam os pés e já não vislumbramos qualquer solução nem esperança, somos desafiados a conhecê-Lo mais e mais: Os 5.15; 6.1-3.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: