quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Deus Nos Oferece Consolação

_ “Houve uma jovem cujo pai falecera. Era crente, mas amara tanto ao pai que ficou amargurada, não querendo aceitar a vontade de Deus. Seu pastor, visitando-a, encontrou-a a trabalhar num lindo bordado. Enquanto conversavam, ela observou:
_ ‘Pastor, não compreendo por que Deus leva um homem como meu pai, tão bom crente, tão bondoso para a família, tão útil à igreja e a todo o mundo, e deixa tanta gente que não presta para nada, que é uma vergonha e desgraça para todos’. O ministro não respondeu logo, mas continuou a conversar sobre outros assuntos. Daí a pouco pediu para ver o bordado em que a moça trabalhava. Quando ela lho entregou, ele, de propósito virou-o do avesso e, olhando esse lado, disse: ‘Não compreendo por que uma moça inteligente como você gasta seu tempo a fazer uma coisa tão feia: um alinhavo aqui, outro ali, sem um plano ou harmonia. Que coisa feia!’ A moça atalhou de pronto: “Mas, pastor, o senhor está vendo o lado avesso do bordado; está vendo o lado errado.” Então o pastor viu o bordado e fixou a vista no lado direito. Como era lindo o desenho! E disse: “Minha jovem, o que fiz com seu bordado é o que fazemos com o plano de Deus. Olhamos de baixo. Vemos somente, por assim dizer, o lado avesso, de modo que não podemos compreender a sua beleza, perfeição e sabedoria. Se pudéssemos vê-lo de cima, do ponto de observação de Deus, seríamos capazes de compreender, de ver a harmonia de suas várias partes. Seríamos capazes de compreender como cada acontecimento se ajusta ao plano divino, até aqueles que nos perturbam e fazem sofrer muito” (Falcão, Samuel – Escolhidos em Cristo, p.64).

Pelo que podemos perceber, tanto em Efésios como, principalmente, em Filipenses, as prisões de Paulo provocava sempre a reação dos demais crentes no sentido de levá-los a pregar o evangelho de Cristo: Fl 1.12-21.Deus permite que alguns de nós enfrentem dificuldades, para que todos sejam desafiados e motivados a orar. Precisamos atentar para essa lição: Antes de ficarmos procurando culpados pelo que sofremos, precisamos agradecer a Deus por nos conceder o privilégio de sermos instrumentos vivos de estímulo à oração do povo de Deus.

Nenhum comentário: