domingo, 16 de dezembro de 2007

Natal, Tempo de Aprender

Através da observação dos homens e mulheres cristãs, tenho observado que, infelizmente, muitas vezes nossas igrejas estão repletas de talentos escondidos... Homens com qualidades especiais, alguns já convictos do chamado de Deus para o exercício do ministério pastoral, com um extraordinário potencial e facilidade para comunicar a Palavra de Deus ainda não explorado. Conteúdo e elegância na comunicação. Que Deus lhes conceda a graça de serem poderosamente usados para a propagação do evangelho de Cristo Jesus. Mais do que já produziram!

Aprendi com algumas mulheres “espalhafatosas” e brincalhonas que se pode sorrir e falar pelos cotovelos, e ainda assim saber ouvir com atenção, carinho, consideração e admiração. A arte de ouvir não é a arte de ficar calado. Há muitos que se mantêm calados o tempo todo quando lhes falamos e que, no entanto, nos dão a nítida certeza de que estamos falando sozinhos, para as paredes. Porém, ouvindo aquelas amadas irmãs, sentimo-nos a pessoa mais importante do mundo, falando-lhe de algo mais importante e interessante possível.
Com os empresários e alguns crentes de destaque na sociedade, aprendi que o crente pode possuir muitos bens materiais sem perder a ternura, a simplicidade, a alegria, a cordialidade e a hospitalidade. Somos irmãos em Cristo, não há barreiras entre nós, não deve haver. Nada nos separa do amor de Cristo, nem a vida, nem a morte. Aprendi como devemos desempenhar nosso trabalho ou profissão com seriedade e responsabilidade, mas também com alegria e vibração. Procurando viver o que fazemos, na certeza de que esta é a vontade de Deus para conosco.

Aprendi que, mesmo as pessoas tímidas e caladas podem e desejam expressar sua simpatia, cordialidade e carinho com outras pessoas. Particularmente, sinto-me muito feliz e grato a você por sua comunicação afetuosa e cordial, mesmo com poucas palavras. Seu gesto de amor cristão não precisa de muitas palavras para ser demonstrado.
Aprendi que mesmo as pessoas mais tímidas e caladas também podem ser criativas e bem humoradas, como de fato são. Aprendi que pais cristãos podem ser meigos e carinhosos com os filhos, mas, ainda assim, manter a disciplina e os limites na formação e educação dos mesmos. Educação firme e dura, sem perder a ternura.
Todos nós somos úteis para a execução da obra de Deus. Ninguém deve considerar-se inútil, sem valor. Porque Deus mesmo nos concede dons para o exercício do Seu ministério. Deus tem propósitos específicos para cada um de nós. Ninguém precisa sentir-se rejeitado, discriminado, porque Deus cuida de cada um de nós com amor eterno. Nenhum dos eleitos de Deus é inválido, ou descartável, para Ele. Porque Ele tem cuidado de nós. Esse texto nos mostra que pessoas comuns também fazem parte do plano de Deus. Deus trabalha com gente comum, como eu e você!
Deus nos conhece intimamente. Ninguém é desconhecido, desprezado, ou está escondido de Deus – DEUS É O NOSSO PAI.
Deus conhece a cada um de nós, intimamente, todos nós estamos diante dEle: “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam" (Naum, 1.7).

Fazemos parte do grande plano de Deus. Só nos resta receber, pela fé em Cristo Jesus, a garantia de nossa herança celestial. Porém, Deus tem algo mais a nos acrescentar diariamente. E isto não diz respeito, necessariamente, às coisas materiais, curas físicas e sucesso financeiro ou social.
Precisamos nos exercitar em ouvir a voz de Deus mais que os conceitos humanos. Deixar Deus nos falar, ainda que contrariando os nossos pressupostos teológicos, nossos pré-conceitos doutrinários, denominacionais. Quando assim buscarmos a Deus, sem reservas, sem barreiras, Ele há de derramar, abundantemente, o Seu poder sobre nós. E a glória será do Senhor, e não nossa, ou de nossa denominação, ou grupo eclesiástico. Ele há de aparecer, Seu Reino crescer, ainda que tenhamos que diminuir, descer, desaparecer... Portanto, precisamos rogar a Deus que nos encha do verdadeiro poder de Deus para anunciarmos com intrepidez e ousadia “todo o conselho de Deus”, como fez o apóstolo Paulo, orando em favor dos efésios (Ef 3.14-21).
Finalmente, aprendi que ainda tenho muito a aprender, e que cada pessoa com quem eu tive a honra e alegria de conversar e conviver em minha vida, todas, sem exceção, têm e tiveram algo a me ensinar, muito mais do aprenderam comigo. Portanto, eu aprendi a aprender.

_ “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. FELIZ NATAL!

Nenhum comentário: