segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O ÊXITO NO ÊXODO

_ “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex 14.15).

Os vitoriosos são aqueles para quem o Senhor é e faz a diferença. Temos o exemplo de Moisés. Para ele, Deus continuava o mesmo. Era o Deus dos impossíveis. O Deus presente e atuante. O Emanuel – Deus conosco. Sua ordem continuava merecendo a absoluta confiança, sendo incontestável, ainda que incompreendida e difícil de assimilar. Não havia contestação, nem mesmo murmuração. Era crer e observar tudo quanto mandar: "Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados" (Sl 37.34). Como disse Abraão: "Deus proverá!” Deus tem reservado para nós planos específicos, para atingirmos a vitória. Laís Correa de Araújo, do Jornal Estado de Minas, escreveu: "Hoje todo mundo tem tanta aflição de ser feliz, que vive-se sofrendo. O jovem quer 'curtir' a vida. É esse tempo que perturba profundamente o jovem. Ele quer curtir tudo. De tanto querer ser feliz, vive infeliz."
Moisés foi o mensageiro divino para desafiar o povo de Deus a confiar inteiramente no Senhor: Não temais! – Êx 14.13-14. Este é um tempo de profundas mudanças, sociais, econômicas, políticas e, também, religiosas. Muitos estão correndo atrás das novidades pelo simples fato de ser novidade... "Porque virá tempo que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas" (2 Ts 4.3-4). Este é o tempo dos desafios de Deus para o Seu povo!

Aquietai-vos
Muitas vezes perdemos mais energia do que necessário exercendo alguma atividade, quando estamos tensos. Quando conseguimos relaxar, qualquer atividade pode tornar-se em DESAFIO ESTIMULANTE, e até divertido.
Parem de reclamar! "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra... Tende ânimo; sou eu; não temais" (Sl 46.10; Mc 6.50 b). Ainda: "Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa. Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá... Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Mq 7.6-8; 18-19). Que tipo de adoração você está prestando a Deus? Eu o convido, e Deus o convoca a marchar sempre, carregando cada dia a sua cruz. Crendo no Deus de Moisés: "Não temais, estai quietos, e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará." Deus nos convida a sairmos do comodismo, do derrotismo, e marchar para atravessar o mar da vida: DIZE AOS FILHOS DE ISRAEL QUE MARCHEM! Que se disponham a obedecer, ainda que isto nos custe a própria vida!
Vede o livramento – Olhem para as alturas!

Exerçam a fé no Senhor da fé! Confiem no Deus da Promessa – EGO EI MI (EU SOU): "Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá... Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração. Espera, pois, pelo Senhor... Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor... Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado" (Sl 27.10,14; 31.24; 55.22).
Marchem – obedeçam-me!
Lá no Êxodo Deus disse a Moisés: "Dize aos filhos de Israel que marchem!" Jesus acrescenta algo mais. Veja: Lc 9.23-25. Unindo os dois textos, temos a ordem divina para os nossos dias: "MARCHEM! SIGAM-ME!" Somos exortados a marchar, continuar na luta, persistir inabaláveis, enquanto carregamos a nossa cruz, na certeza de que Ele está à nossa frente, garantindo a caminhada e a vitória. Continuem caminhando... "Sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Co 15.58). PROSSIGAM FIRMES, NA CERTEZA DA VITÓRIA! Sim, podemos cantar: "Ele valerá! Ele valerá! Seu amor por mim não muda, sim, me valerá" (Hino 322 C.C.).

Neguem-se a si mesmos... e marchem!
É fácil negar o que detestamos. É fácil negar alguma vez àquilo, ou a alguém a quem amamos. Difícil mesmo é negar, renunciar sempre, ao que amamos. Renunciar à própria felicidade é uma cruz pesada para ser carregada sem lágrimas, levianamente. Porque não podemos deixar de conviver conosco mesmos, a nossa cruz é pesada porque cada dia temos que nos defrontar conosco mesmos. Por isso o apóstolo Paulo escreveu: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer está em mim, mas o efetuá-lo não está." (Rm 7.18). Nosso lema há de ser sempre a vitória, ainda que andando e chorando sob o peso da cruz... Chegaremos, sem dúvida, ao fim da jornada, levando conosco os molhos da vitória em Cristo! Usem os recursos disponíveis! – Êx 14.16
_ "É prudente prestar atenção ao próximo passo enquanto se atravessa a ponte que medeia entre o presente e o futuro" (FINK, Davi – PARA NERVOSOS E ANGUSTIADOS, p. 270).
Assentados junto ao mar... Quais as lições que podemos tirar desse texto?
Vejamos:
1a – Impossibilidade de retrocesso
Eles estavam impedidos de desistir, retroceder, voltar à escravidão do Egito. Eles não podiam apostatar. Assim, podemos crer que a vontade de Deus para o Seu povo continua sendo desafiante, não podemos fugir de Sua presença e vontade: Hb 10.35-39. Precisamos descansar no Senhor, porém, continuando a caminhada, sempre. Não há retorno para o cristão. O crente tem que ser um campeão! E, para tanto, é preciso lutar sempre, sem desistir. Retroceder é expor-se ao inimigo. É ser nocauteado, beijar a lona e pedir a toalha... Isto é, sofrer um baque, ir ao chão e desistir da luta.
2a – A lição da convivência
Ninguém podia rejeitar a cooperação alheia. Como, também, não havia como deixar de estar perto, sentir junto, chorar junto, e até reclamar e protestar juntos... A convivência cristã é importante para nos ensinar a aceitar e respeitar as diferenças individuais, e vencermos os preconceitos e as barreiras culturais, sociais e sentimentais.

3a – União – interação de propósitos
Não havia possibilidade para individualismo. Isto implica em mutualidade, cooperação visando o mesmo fim.
Lembro-me que, nos tempos de criança, gostávamos de "jogar botão" (eu e meu irmão, Davi). Porém, quase sempre estávamos brigando, porque ninguém admitia perder. Até que fui compreendendo que não havia razão para ficar enfurecido por coisa tão insignificante. Então, à medida que ia crescendo em maturidade, achava cada vez mais ridícula e infantil a atitude de meu irmão (que é mais novo que eu, portanto, com razão na época de ser mais infantil) em ficar bravo por uma simples derrota. Hoje percebo que a maioria dos problemas que ocorrem nas igrejas é fruto de nossa imaturidade espiritual para vivermos em união: 1 Co 14.20; Ef 4.14-16.

4a – Mobilização dos válidos – todos por um, e um por todos.
Deus estabelecera sua liderança através de Moisés. Assim Deus age, estabelece, chama, vocaciona e prepara Seus porta-vozes. Quem não aprende a ser liderado não pode liderar.
Nas grandes dificuldades é quando reconhecemos que dinheiro, posição social ou qualquer outro tipo de privilégios que experimentamos na vida só fazem sentido quando podemos compartilhar com alguém, quando tudo o que somos e temos pode servir para proporcionar algo de bom àqueles que caminham ao nosso lado.

5a – Ação ordeira e obediente aceitando a liderança estabelecida por Deus.
Diante do povo de Deus sempre haverá este desafio. Deus quer que confiemos inteiramente nEle! Resta-nos escolher: Interpretar a Deus pelas dificuldades ou interpretar as dificuldades por Deus, e na presença de Deus! Não existe dificuldade demais para Deus. "As portas do inferno não prevalecerão ..." O nosso Deus é o Deus do IMPOSSÍVEL!
Nossa força é pequena, mas podemos crer que a vitória é certa: "Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior aquele que está em vós do que aquele que está no mundo... No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor... Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1 Jo 4.4,18; 5.4). Leia os seguintes textos: Naum, 1.3,7; Jr 32.27; Mc 9.22b-23; 10.27; e não se deixe vencer pelo medo, ansiedade, apreensão, ou covardia: "O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Sl 46.11).

O nosso Deus é o Deus Todo Poderoso, o nosso El Shadai. O Deus que faz acontecer. O Deus dos milagres. JEOVÁ-JIRÉ – O Senhor proverá (Gn 22.14). Nesse ano que estamos iniciando, pela misericórdia de Deus, lembremo-nos de que jamais estaremos abandonados diante do mar da vida. Deus, . JEOVÁ-JIRÉ, proverá. Um grande abraço pra todos e que o Senhor nos abençoe a fim de que possamos viver cada dia de 2008 na presença do Senhor, servindo-O com alegria e singeleza de coração. FELIZ ANO NOVO NA PAZ DE DEUS!

Pr. Vanderlei Faria – Um maltrapilho alcançado pela graça de Deus.

Nenhum comentário: