segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Natal, Tempo de Comprovação, Esclarecimento

"E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer” (Lc 2:15).
Em outras palavras, vamos comprovar os fatos e nos apropriar dessas maravilhas celestiais, conhecer a Jesus pessoalmente e sair do engano humano!

Raquel é uma linda e inteligente menina de pouco mais de dois aninhos. Um dia desses (10/07/2007) tivemos a grata satisfação de recebê-la em nossa casa, juntamente com seu irmãozinho, Gustavo, e seus pais, Fabiano e Lílian.
A certa altura da conversa ela deu o ar da graça, subiu num sofá e, ameaçando pular, cantou baixinho: ´´Dá vontade de pular...`` - um cântico que ela está acostumada a ouvir e repetir em sua classe da EBD. Só não efetuou sua proeza porque foi contida pela mãe, que lhe disse: Não dá vontade coisa nenhuma. Fica quietinha aí!
Foi então que Lílian nos contou que em casa, quando é surpreendida fazendo alguma arte, antes que a mãe a corrija, Raquel se antecipa cantando: ´´Tudo que eu faço, sou abençoada, yeh, yeh, yeh...``

Domingo (16/12/07), o programa Fantástico, da TV GLOBO, apresentou uma matéria patética, porém, ao mesmo tempo um alerta para todos nós que manejamos a Palavra de Deus, para não incorrermos em erros semelhantes.
Um cidadão brasileiro, dizendo-se pastor evangélico, contou que ´´Deus lhe deu`` uma visão, ou revelação, para adulterar com uma mulher de seu ´´rebanho`` para gerar um filho com ela. O infeliz, demonstrando um total analfabetismo bíblico, tentava de todas as formas encontrar respaldo na Bíblia para justificar sua transgressão aos mandamentos divinos. Disse que na Bíblia havia um caso semelhante desse tipo de ´´revelação divina``, quando Deus ´´disse`` para Oséias dessa forma: ´´Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adultera com ela...``
Veja como o profeta disse no referido texto sagrado: ´´Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas`` (Os 3.1).
Por acaso isso não nos lembra lá do passado, no Éden?
Usando o texto como pretexto, disse ele que, assim como ´´Deus mandou o profeta tomar uma mulher casada e adulterar com ela``, assim também o Senhor estava lhe dando essa ´´missão`` – adulterar com uma mulher de um membro de ´´sua`` igreja e gerar um filho com ela. E o pior é que o marido traído estava demonstrando total apoio àquela cachorrada religiosa, acreditando ser, realmente, uma determinação divina... Que cena deprimente e patética! Quanta safadeza e corrupção da Palavra de Deus de forma tão grosseira e vexatória! Aonde chegamos, e o que ainda vamos ter que suportar?!

Esse tipo de religiosidade é propaganda enganosa. E quem se apóia nisso corre o risco de sofrer a maior e pior decepção de sua vida, e de forma irreversível, no dia final.
A atitude de Raquelzinha provoca riso e alegria por sua inteligência em tentar justificar suas artes cantando o que lhe foi ensinado. Se ela tem consciência de que é de fato real ou não sua justificativa, ou se simplesmente está de desculpando para safar-se sorrateiramente de um possível castigo, não sabemos. Mas o fato é que esta mentira do diabo fica no inconsciente dos crentes. E o diabo se utiliza dessa argumentação para convencer o crente de que está tudo sob a aprovação e a bênção divina, não importa o que ele faça. Então não é necessário estar-se buscando santificação, purificação e uma constante auto-avaliação de vida, como nos ensina a palavra de Deus (1Co 11.28; 2Co 13.3). A Bíblia ensina assim, mas o que interessa é o que eu canto, mesmo que este seja um argumento do inferno...
Ora, esse é exatamente o engano da religiosidade humana à qual o Senhor Jesus se referiu em Mateus, 7. 21-23. Tudo o que eles dizem ter praticado tinha o respaldo de sua tradição religiosa; e eles acreditavam no que faziam. Pelo que lemos no texto, podemos perceber que havia sinceridade no que diziam. Ou seja, eles acreditavam que estavam cobertos de razão em tudo que faziam e que apoiavam em fatos reais. Apesar disso, Jesus deixa claro que sinceridade religiosa e tradicionalismo apenas não resolve o problema espiritual do homem.

Precisamos atentar para o fato de que o diabo foi o primeiro ´´intérprete`` da palavra do Senhor; o primeiro teólogo. Isto nos faz pensar que não podemos entender ou interpretar a Palavra de Deus, A Bíblia Sagrada, por nós mesmos, sem a iluminação e direção do Espírito Santo: ´´sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade`` (2Pe 1.20, 21; 2.1,2).
Por acaso não foi isto que presenciamos nesse domingo?
Você ouve determinadas coisas tantas vezes que acaba assimilando aquilo como sendo verdadeiro. É como aqueles que se habituam com a mentira. Vão repetindo uma mentira tantas vezes até que, por fim, eles mesmos passam a acreditar na mentira proferida, com toda a sinceridade de seus corações. Enganando e sendo enganados, como nos diz o apóstolo Paulo: ´´Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados`` (2Tm 3.13).
Sinceros, porém, mentirosos, filhos do pai da mentira, o diabo: ´´Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos, recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos... Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas... prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor`` (2Pe 2.12-14, 17, 19).
Rimos quando ouvimos uma criança inteligente procurando justificar suas artes cantando algo assim. Contudo, se considerarmos a atitude infantil de quem canta tais canções irrefletidamente, então percebemos que a coisa é mais séria do que se imagina. Podemos até mesmo agradecer a Raquel por ela nos alertar quanto à nossa infantilidade e ignorância na adoração a Deus. Agradecer-lhe pela alerta que ela nos dá quanto à nossa responsabilidade pessoal diante de Deus pelos nossos atos; para que não descansemos em bases falsas e nos certifiquemos, de fato, se estamos sendo aprovados por Deus no que fazemos, para não sofrermos um decepção no dia final. Deus pode fazer com que sua vida se torne plena, abundante de graça e realizações. Viva com Ele e para Ele, e experimente a plenitude do Espírito Santo!

– ´´Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!`` (Jd 24-25).

Nenhum comentário: