sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONSOLADOS EM TODA TRIBULAÇÃO


Na Segunda Carta aos Coríntios, Paulo fala exaustivamente sobre o sofrimento. Tendo a sua própria experiência como base para nos encorajar e nos confortar. E logo no primeiro capítulo (v.3-5), Paulo nos afirma que somos consolados em toda tribulação. Mas não sem um propósito definido. Deus quer que sejamos portados de bênçãos, repassando a consolação que recebemos.  Logo, fica evidente que Deus nos dá o sofrimento a fim de  trabalhar conosco, dando-nos o consolo. E, ao mesmo tempo, nos mostrando que precisamos repassar as bênçãos recebidas.


Paulo nos ensina, assim (especialmente ao longo dessa carta), que precisamos olhar para trás e para frente. Ou seja, olhar para trás não para ficar nos lamentando do que fizemos, ou do que fizeram conosco – culpando a Deus e o mundo, como fizeram os israelitas no deserto, murmurando contra  Deus e contra Moisés. Penso que há muitos crentes murmuradores no meio do povo de Deus. Gente que vive procurando desculpas para  não servir a Deus com alegria, tentando justificar o fato de  seu viver sem esperança e sem fé. Mas Paulo nos ensina a olhar para trás no sentido de confiar na promessa de Deus, como, também, atentar para os exemplos de Cristo e os do próprio Paulo. Assim, podemos  considerar os sofrimentos e aflições dos que nos  antecederam, e as consolações  que receberam como uma forma  de bênçãos que Deus nos concedeu pelos exemplos que nos foram legados.


Mas precisamos, também,  olhar para frente, quando sofremos, primeiro pela expectativa  das confirmações das promessas divinas aos que crêem. Além disso, precisamos olhar para frente pensando nas pessoas que caminham conosco, ou aquelas que estão nos observando, ainda que à distância, bem como pensando naqueles que   hão de nos suceder na propagação do evangelho de Cristo. O que eles estão tirando de exemplo  de nossas vidas  para lhes servir de encorajamento, consolação e edificação diante das lutas da vida? Eles precisam olhar para nós como exemplos de quem  permaneceu firme até o fim da jornada (1Co 15.58).

 

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: