segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PERGUNTAS PARA VOCÊ REFLETIR E AGIR


Como é relevante fazermos perguntas! O Senhor fez muitas perguntas nas Escrituras. Quando perguntamos, refletimos, aprendemos e podemos mudar atitudes e atos. Dividi o texto em assuntos muito relevantes. Portanto, responda com o coração quebrantado e contrito. Com o coração humilde para aprender, seja sincero ou sincera em suas respostas.

 

DEUS

Quem é Deus? Você O ama de todo o coração, alma, entendimento e com todas as suas forças? O que você tem feito por Ele e por Seu Reino? Você está consciente do  que Ele tem feito por você? Tem sido grato por isso? Qual é o seu nível de relacionamento com Ele? Você O busca todos os dias com alegria? O seu conhecimento sobre Ele é segundo as Escrituras? O seu relacionamento com Ele é de um filho com o Pai? Você tem feito a vontade de Deus em sua vida? Você crê que Ele já o perdoou em Cristo Jesus? Você crê que pertence a Ele por direito de criação e por direito de redenção? Você crê que Ele criou todas as coisas para o Seu inteiro agrado e para o louvor da Sua Glória? Para você Deus é uma prioridade ou é a prioridade? O seu desejo é glorificá-lO sempre?

 

JESUS CRISTO

Quem é Jesus Cristo? Você crê que Ele morreu na cruz por você, sendo você um pecador e que o sacrifício dEle é completo? Você crê que Deus o reconciliou com Ele por meio de Cristo? Que Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido? (Lc 19.10) Em que lugar da sua vida Cristo está? Você crê que foi salvo pela graça mediante a fé em Cristo e, portanto, não há um só mérito em você? A sua justiça é dEle ou é de você mesmo? Você crê que foi crucificado, morreu e ressuscitou com Cristo Jesus? Você está aprendendo com Ele, que é manso e humilde de coração? (MT 11.29) Você tem testemunhado dEle ao mundo? Você obedece a Grande Comissão deixada por Jesus? (Mateus 28.18-20) Tem aproveitado as oportunidades para falar de Cristo? Pode dizer como Paulo: “ai de mim se não pregar o Evangelho!” (1 Co 9.16).

 

ESPÍRITO SANTO

Quem é o Espírito Santo? É a Terceira Pessoa da Trindade Divina? Você crê que o maior ministério do Espírito Santo é revelar a suficiência da obra de Cristo na cruz e na ressurreição? Que Jesus é o único Salvador e Senhor? Você crê que foi o Espírito Santo que o convenceu do pecado, da justiça e do juízo? Você crê que foi o Espírito Santo que inspirou as Escrituras? Você crê que o Espírito Santo é Aquele que testifica, comprova com o seu espírito que você é um filho de Deus? Que Ele ér o Consolador? Você crê que o Espírito Santo produz em você o fruto dEle (Gl 5.22,23)? Você crê que o Espírito Santo o enche e lhe dá poder (Ef 5.18)?

 

TRINDADE

Você crê na Trindade de Deus? Que o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus? Você crê  que a Trindade criou toda a natureza, incluindo o homem; que salva o que crê e o santifica? Um só Deus, mas que se revela em Pai, Filho e Espírito Santo? Ele é o Deus Todo-Poderoso, Onisciente; Onipresente e Onipotente (atributos naturais)? Ele é amor, justiça, verdade, santidade (atributos morais). Que as Pessoas da Trindade divina têm atividades específicas agindo no homem e na natureza em geral?

 

AS ESCRITURAS

Você ama as Escrituras? Você a lê todos os dias? Você crê que as Escrituras são a Palavra de Deus? Você crê na Bíblia como regra de fé e prática? Você já a leu toda? Você a tem espalhado por onde quer que vá? Você tem orado utilizando os seus textos? Você a estuda com pessoas crentes e não crentes? Você faz o Culto Doméstico utilizando a Bíblia, ensinando-a a seus filhos e cônjuge? Elas têm sido central em sua experiência cristã? Você é capaz de defender a Palavra de Deus mesmo em ambientes hostis? Você a utiliza como instrumento de evangelização? Você pode afirmar como o evangelista Moody: “ou este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro? Você crê na suficiência das Escrituras (João 5.39)?

 

VIDA PESSOAL E FAMILIA

Você tem pedido a Deus que sonde, examine o seu interior? Você ama o seu próximo como a si mesmo? Qual é o seu conceito de família? Você crê que foi Deus quem criou a família? Você ama a sua família? Você dá o melhor de si para a sua família? Você educa os seus filhos no temor do Senhor utilizando a Sua Palavra? Você ama e se dedica ao seu cônjuge? Você valoriza seu cônjuge e seus filhos? Você investe tempo em seu cônjuge e nos seus filhos? Tem lazer com eles? Sente prazer em sair com o seu cônjuge? A sua família está integrada na Igreja?

 

IGREJA

Você pode conceituar o que é a Igreja de Jesus? Você ama a sua Igreja? Você é assíduo e pontual nos cultos e nas outras reuniões da Igreja? Você usa seus dons e talentos para a edificação do Corpo de Cristo? Você convida seus familiares, colegas de trabalho e vizinhos para ouvirem o evangelho na Comunidade dos Santos? Você investe financeiramente na Igreja, sendo dizimista e ofertante fiel? Você contribui com a obra missionária, para a expansão do Reino de Deus em todo o mundo? Você é uma testemunha corajosa e radiante do Senhor Jesus Cristo?

 

TRABALHO E SOCIEDADE

Como é a sua vida no trabalho? Os seus colegas de trabalho sabem que você é um crente? Eles procuram você para aconselhamento? Eles o respeitam? Eles vêem  coerência em você – entre o que você fala e faz? Você é conhecido como  um facilitador no meio  do grupo? Você é solidário? Você aprecia ajudar os mais carentes? Você se considera uma pessoa íntegra? As pessoas o conhecem assim?

 

A VOLTA DE CRISTO

Você crê em tudo o que a Bíblia ensina sobre a volta de Cristo? Está preparado para a Sua volta? O que tem feito para aguardar a Sua volta? Você crê que Ele virá nas nuvens com grande poder e grande glória para buscar a Sua Igreja? Como está o seu coração diante da Segunda Volta de Cristo? Você será encontrado servindo quando Ele retornar? Você está testemunhando de Cristo até que Ele volte?

 

Você está consciente de todas as suas respostas? Elas certamente definirão o seu nível de comprometimento com o Senhor às raias da morte e poder dizer como Paulo, “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fil 1.21). Por último, mostrará se você realmente vive para a Glória de Deus.

 

Oswaldo Luiz  Gomes Jacob, pastor. 

 

Nenhum comentário: