sábado, 6 de setembro de 2014

O ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA


Há uma relação vital entre o Espírito Santo e a obra missionária. Esta depende do Espírito Santo. Em toda a história de missões o Espírito tem sido presença vital. A Missão de Javé no Antigo Testamento tem o Espírito enchendo e usando os profetas para proclamarem a mensagem de arrependimento. Há uma conexão entre Isaias 61.1-3 e Lucas 4.18-21. A promessa dada pelo Espírito no Antigo Testamento se cumpre no Novo Testamento na Pessoa e Obra de Jesus de Nazaré. Foi o Espírito que inspirou o profeta Isaías a proclamar a mensagem do Messias que viria. Na verdade, Isaias é o livro mais messiânico de todo do Antigo Testamento. Revela uma história de profundo amor de Deus por Seu povo e pelas nações por meio de Cristo – o Messias Redentor.

O Precioso Espírito veio sobre Jesus no Seu batismo (Mt 3.13-17). O Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser testado em Sua missão salvadora (Mt 4.1). As mensagens proféticas, todos os milagres de Jesus e a proclamação do Evangelho do Reino tiveram a chancela do Espírito Santo. A Igreja, caminhando no temor do Senhor e no conforto do Espírito, crescia em número (Atos 9.31). Na verdade, foi esta a promessa de Jesus em Atos 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Depois do Pentecostes, da pregação dos apóstolos, da formação da Igreja Primitiva e da morte do diácono Estevão, o mesmo Espírito usou o diácono-evangelista Filipe para anunciar o evangelho ao alto funcionário da Etiópia (norte da África), cuja história está registrada em Atos 8.26-40. Foi o Espírito que, na cidade de Antioquia da Síria, separou Barnabé e Saulo para a obra missionária, especialmente aos gentios (At 13.1-3). O poder do Espírito os habilitaria a irem por toda a parte pregando do Evangelho de Cristo.

Rios, mares, desertos, vilas e cidades foram os desafios alcançados por homens e mulheres cheios do Espírito Santo sofreram por causa do Evangelho de Cristo. A conversão e o batismo de cada crente tiveram a presença fundamental do Espírito. Paulo exortou os irmãos de Éfeso a serem cheios do Espírito Santo (Ef 5.18). O mesmo Espírito chama, enche de poder, supre (abre as portas para o treinamento missionário) e usa a pessoa que se dispõe a cumprir a Grande Comissão para a Glória do Pai.

O Evangelho avançou de Jerusalém (oriente) a Roma (ocidente) sem impedimento algum em função da obra magnífica do Espírito Santo (At 28.31). O Espírito é Aquele que dá dons aos homens para serem exercidos na Igreja local e no campo missionário (Ef 4;11-16).  Precisamos nos submeter ao

 

 

 Espírito Santo para que Ele nos use, fazendo com que o nome de Jesus Cristo seja conhecido plenamente em todo o lugar, a começar de onde estamos. Revelar Cristo, a suficiência da Sua obra na cruz e na ressurreição, é a obra principal do Espírito Santo. Se o Evangelho chegou até nós foi por causa da obra do Espírito da Verdade e de homens e mulheres que obedeceram a Palavra de Deus tanto no front quanto na retaguarda.

 

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.    

 

Nenhum comentário: