Há uma relação vital
entre o Espírito Santo e a obra missionária. Esta depende do Espírito Santo. Em
toda a história de missões o Espírito tem sido presença vital. A Missão de Javé
no Antigo Testamento tem o Espírito enchendo e usando os profetas para
proclamarem a mensagem de arrependimento. Há uma conexão entre Isaias 61.1-3 e Lucas 4.18-21. A
promessa dada pelo Espírito no Antigo Testamento se cumpre no Novo Testamento
na Pessoa e Obra de Jesus de Nazaré. Foi o Espírito que inspirou o profeta
Isaías a proclamar a mensagem do Messias que viria. Na verdade, Isaias é o
livro mais messiânico de todo do Antigo Testamento. Revela uma história de
profundo amor de Deus por Seu povo e pelas nações por meio de Cristo – o
Messias Redentor.
O
Precioso Espírito veio sobre Jesus no Seu batismo (Mt 3.13-17). O Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto
para ser testado em Sua missão salvadora (Mt
4.1). As mensagens proféticas, todos os milagres de Jesus e a proclamação
do Evangelho do Reino tiveram a chancela do Espírito Santo. A Igreja, caminhando
no temor do Senhor e no conforto do Espírito, crescia em número (Atos 9.31). Na verdade, foi esta a
promessa de Jesus em Atos 1.8: “Mas
recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas
testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos
confins da terra”. Depois do Pentecostes, da pregação dos apóstolos, da
formação da Igreja Primitiva e da morte do diácono Estevão, o mesmo Espírito
usou o diácono-evangelista Filipe
para anunciar o evangelho ao alto funcionário da Etiópia (norte da África),
cuja história está registrada em Atos
8.26-40. Foi o Espírito que, na cidade de Antioquia da Síria, separou
Barnabé e Saulo para a obra missionária, especialmente aos gentios (At 13.1-3). O poder do Espírito os
habilitaria a irem por toda a parte pregando do Evangelho de Cristo.
Rios,
mares, desertos, vilas e cidades foram os desafios alcançados por homens e
mulheres cheios do Espírito Santo sofreram por causa do Evangelho de Cristo. A
conversão e o batismo de cada crente tiveram a presença fundamental do
Espírito. Paulo exortou os irmãos de Éfeso a serem cheios do Espírito Santo (Ef 5.18). O mesmo Espírito chama, enche de poder, supre (abre as portas para o treinamento
missionário) e usa a pessoa que
se dispõe a cumprir a Grande Comissão para a Glória do Pai.
O
Evangelho avançou de Jerusalém (oriente) a Roma (ocidente) sem impedimento
algum em função da obra magnífica do Espírito Santo (At 28.31). O Espírito é Aquele que dá dons aos homens para serem
exercidos na Igreja local e no campo missionário (Ef 4;11-16). Precisamos nos
submeter ao
Espírito Santo para que Ele nos use, fazendo
com que o nome de Jesus Cristo seja conhecido plenamente em todo o lugar, a
começar de onde estamos. Revelar Cristo, a suficiência da Sua obra na cruz e na
ressurreição, é a obra principal do Espírito Santo. Se o Evangelho chegou até
nós foi por causa da obra do Espírito da Verdade e de homens e mulheres que
obedeceram a Palavra de Deus tanto no front
quanto na retaguarda.
Oswaldo
Luiz Gomes Jacob, pastor.
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