sábado, 9 de agosto de 2014

HUMILDADE: CARACTERÍSTICA DO CRISTÃO


Normalmente, nenhum de nós quer agir com humildade, somos propensos a nos orgulhar, tanto pelo que temos, como pelo que imaginamos ser. Isso faz parte da natureza humana pecaminosa, decaída. Mas Deus “deitar-me faz...” Nos faz tirar as  sandálias de nossos pés.
Uma das mais preciosas lições  que Deus nos proporciona com os sofrimentos é nos fazer colocar a boca no pó, com profunda  humildade e dependência  de Sua infinita graça. O problema é que muito frequentemente o sucesso espiritual (talvez melhor seria dizer religioso em lugar de espiritual), o êxito nas realizações pessoais nos fazem ficar soberbos e sutilmente prepotentes de nossa  pretensa familiaridade com Deus e/ou com Seus poderes. Ora, isto é um contrassenso, porque quanto mais íntimos do Senhor mais  conscientes nos tornamos de nossa insignificância  e nulidade diante de Sua glória, como Isaías ao se aproximar da majestade divina. 
Na verdade, não se pode considerar espiritualidade  se há soberba religiosa em nosso coração, ainda que imperceptível a nós mesmos. Mas Deus, que vê o coração, nos dá o livramento dessa praga proporcionando o sofrimento, como ocorreu com Paulo, segundo sua própria interpretação dos fatos em 2Coríntios, 12.1-10.
Quando nos esquecemos de viver com humildade, Deus mesmo providencia os meios necessários para nos fazer beijar a lona e colocar nossa boca no pó. Não podemos perder o senso de reverência diante do Santíssimo; “Pois o nosso Deus é um fogo consumidor” (Hb 12.29). 
É preciso que Deus infunda em nós  essa santa humildade, e isso para o nosso próprio bem, porque, “aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande”, como disse o Senhor Jesus; ou  como escreveu  Paulo, quando somos fracos, ou quando sentimos que somos fracos é que somos fortes. Mas precisamos reconhecer nossa  necessidade de crescimento  na humildade, seguindo o exemplo de nosso  Mestre e Senhor, Jesus  Cristo. 
Portanto, a Bíblia nos mostra que a humildade é uma das principais características dos verdadeiros cristãos. No meu entendimento ela sintetiza as mais  variadas manifestações do fruto do Espírito, relacionadas por Paulo em Gl 5.20. As vitórias  deveriam ser creditadas apenas e tão somente ao Senhor dos exércitos: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não  a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8).  
Teria Deus mudado sua ênfase quanto a este assunto? É claro que não, basta lermos o Novo Testamento para termos as lições práticas do Servo sofredor, o Senhor Jesus Cristo,  nosso exemplo maior: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fl 2.5-11).
“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.  A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!” (1Pe 5.5-11).
 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: