domingo, 24 de agosto de 2014

O MESTRE TE CHAMA


“Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama”  (Jo 11.28).

 

Há duas classes de pessoas que caminham a passos largos para o inferno: As que são muito más e as que se acham muito boas. Umas, por acharem que nem Deus pode  perdoar e transformar seus corações maldosos e perversos; são ruins demais para obterem qualquer  manifestação da graça e  do amor divino... Outras, por acharem que nem Deus consegue acusá-las de pecados; são boas demais aos seus próprios olhos; são boas demais para serem salvas por Cristo. Porém, a Bíblia nos mostra nesta genealogia que ninguém é tão insignificante e mau, que não possa ser alvo da graça e do amor de Deus. Como, também, ninguém  é tão importante a ponto de salvar-se por seus próprios méritos. Todos somos dependentes da graça de Cristo. Todos nós! Veja outros textos que nos ajudam a compreender melhor sobre o tema exposto:


_ “Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama”  (Jo 11.28).


_ “E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!” (Jo 11:43).



O mesmo Deus  que escolhe, também determina os meios pelos quais a pessoa vai ser conduzida a Cristo: oração e comunicação do evangelho  da parte dos evangelistas, bem como a fé e o arrependimento da parte dos pecadores eleitos para serem salvos. Deus mesmo quebranta o coração humano, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo, de maneira tal que o próprio pecador não é coagido a fazê-lo contra a sua própria vontade. Mas, por sua livre e espontânea vontade, seu coração é inclinado a responder favoravelmente ao convite divino. É Deus "quem  efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fl 2.13).


Este é o chamado  eficaz, compreendido também como “a graça irresistível de Deus”. Porque é o Espírito Santo  quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Irresistível porque  o Espírito Santo é persuasivo. Ele é quem quebranta o coração  mais endurecido possível, e  o sensibiliza pelo amor de Jesus revelado na cruz do Calvário.

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: