quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A NOITE VEM

“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.6).

Jesus se preparava para realizar a cura de um cego de nascença. Ele já antevia a oposição dos fariseus teimosos e maldosos, sempre de corações duros, rejeitando Jesus, seus milagres e sua missão. Mas o milagre havia de ser realizado, mesmo em face à crítica mordaz dos opositores. Aquele cego voltaria a ver e a alegria voltaria a reinar no coração dele e de seus queridos.

O que mais nos impressiona no relato joanino é o verso seis deste capítulo nove, porque revela que o serviço ao Senhor pede do crente disponibilidade, ação e urgência. “Enquanto é dia” pode significar o vigor físico e espiritual de que goza o remido no presente e a oportunidade que é sua de fazer o melhor para o Mestre. Um pregador presbiteriano dizia: “O valor do serviço que prestamos a Deus é o valor que damos ao próprio Deus... Quem é chamado para a salvação, é chamado para o serviço de Jesus”. Palavras que desafiam, não é mesmo?

“A noite vem”. Não faz muito tempo, em Cachoeiro de Itapemirim, E.S., um pastor de pouco mais de quarenta anos, assomou ao púlpito para direção de um culto dominical, ajoelhou-se para orar e teve um ataque cardíaco fulminante. Morreu ali mesmo. Chegou a sua noite. Não pôde mais trabalhar. Amados, passamos da metade do ano de 2009. O tempo corre célere. Quanto temos feito para Jesus no tempo presente? E como temos realizado o que nos é requerido por Deus? Reflitamos juntos. A noite virá para todos, mais cedo ou mais tarde. Feliz será o que puder dizer ao final de sua existência: “Fiz a obra enquanto foi dia”. São de Rosalee Appleby as palavras: “Só uma vida temos, e esta passará. Só o que fizermos por Cristo, permanecerá”. Reflita nisso,leitor amigo. A noite vem.

Pr. Enéas

Nenhum comentário: