domingo, 30 de agosto de 2009

O FRACASSO DA TRAIÇÃO AO SENHOR ( )

Somos, por natureza, interdependentes. Precisamos uns dos outros. Até mesmo os animais precisam viver agregados em família. Sentimos a falta do contato e do convívio social.

Apesar disso, sabemos, também, que ninguém pode levar sua cruz acompanhado. A cruz que assumimos com Cristo precisa ser suportada a sós. Como o nosso Salvador em Sua caminhada para o Calvário, seguiu solitário, apesar da multidão ao Seu redor. Essa solidão responsável, porque vivida por opção pessoal e particular, é a característica marcante do cristão amadurecido. É este sentimento que nos faz voltar sempre ao Calvário, humildes e quebrantados, sentindo nossa absoluta dependência e fragilidade.

Assim, pois, solitário, apesar de acompanhado, Pedro compreendeu que as companhias humanas não poderiam suprir e acalentar o anseio da alma. A culpa é algo tão forte e profundo que não se resolve com paliativos. Em sua angústia, Pedro começou a sentir uma profunda saudade de Jesus, apesar da vergonha dos seus próprios atos. Ele poderia cantar: “Da linda pátria estou mui longe, triste eu estou; eu tenho de Jesus saudade... Meus pecados são mui grandes, e culpado sou; mas o seu sangue põe-me limpo, e para a pátria vou” ([1]).

Aleluia! Aquele corpo dilacerado e o sangue precioso derramado, não foram sacrifícios vãos! O Senhor também nos alcançou com Sua graça e Seu infinito amor. E foi no silêncio daquela noite escura, tenebrosa, na profunda solidão de seu coração, que Pedro percebeu o doce e meigo olhar do Senhor Jesus. O qual, já com tantas dores em Sua própria alma, ainda se voltara para ele.
Quando Pedro ainda estava longe, o Senhor o alcançou com Sua graça soberana e com Seu infinito amor. Antes que Pedro pudesse vê-Lo, encará-Lo, contemplá-Lo, Jesus quebrou a barreira que os separava, e voltou Seu olhar para ele. Num lampejo, compreendeu que não estava tão só quanto imaginara. Jesus ainda o amava.

Oh, que graça bendita, o amor de Jesus! Por isso o apóstolo Paulo escreveu mais tarde: “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” ([2]).

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com wwww.oswaldojacob.blogspot.com
[1] Hino 484 C.C.
[2] Rm 5.8

Nenhum comentário: