quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O FRACASSO DA INFIDELIDADE

Há uma brincadeira muito conhecida entre os jovens crentes, um cântico que diz assim: “Crente não bebe cerveja (bis). Crente não bebe cerveja... na frente do pastor”.

Na verdade, parece que muitos estão levando essa brincadeira a sério, tornando-a como uma prática regular, não apenas no que diz respeito às bebidas alcoólicas, mas, pior ainda, estão agindo dessa forma em várias práticas pecaminosas e mundanas. O raciocínio que prevalece neste caso é o de que simplesmente eles não podem ser flagrados em suas “escapulidas”. Na presença do pastor, ou enquanto se vêem sob os cuidados e disciplina pastoral, eles agem como excelentes crentes; porém, basta uma oportunidade, ao se verem distantes da “repressão” da igreja, sentem-se livres e desimpedidos para praticarem tudo aquilo que estava reprimido em seus corações.

Negar a Jesus é negar a própria realidade. É ser ateu prático. Cansado de errar o alvo, carente de afeto sincero, da amizade de Jesus, Pedro envolveu-se com as trevas. Esqueceu-se de que a Bíblia diz: “Não há paz para os ímpios, diz o Senhor” ([1]). Associou-se moralmente com os ímpios, quando a Bíblia enfatiza: “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” ([2]).

Quantos hoje se arrastando pela vida em consequência dessa triste imprudência! Começam flertando com o mundo, vão se desanimando com sua igreja, ou melhor, com a Igreja do Senhor; se afastando de Jesus e se envolvendo com o pecado... Depois a decepção, desolação. Enfim, sensualidade, libertinagem, vadiagem... Trevas, negação e traição ao Senhor... Isto é ser crente nominal. Outros há que, por viverem distantes do Senhor, negando-O em suas atitudes comportamentais, procuram trazer para a Igreja as motivações e as atrações do mundo perdido, esquecendo-se de que: “A alegria do Senhor é a nossa força”([3]).

Quantos que, tendo perdido a alegria da salvação e da comunhão com o Senhor, alegria do Espírito Santo, alegria do louvor sincero e da adoração em espírito e em verdade, se esforçam desesperadamente para preencher esse vazio com as ilusões mundanas e carnais! Isto é negar ao Senhor da glória!

Não basta ser crente de fachada, enquanto se pode auferir algum benefício ou vantagem por estar sob autoridade pastoral ou eclesiástica: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” ([4]). Não se trata de salvação pelas obras. O texto não diz que, se formos fiéis, seremos salvos; mas que o fiel não enfrentará a segunda morte, ou seja, a perdição eterna. Logo, “sê fiel” quer dizer algo semelhante à repreensão que Jesus fez a Tomé: “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” ([5]). Em outras palavras, Jesus estava dizendo algo assim para Tomé: “Sê fiel! Não sejas incrédulo, mas crente, realmente! Não basta ser fiel por algum tempo, mas, até à morte. Até que a morte chegue ou até mesmo que a fidelidade possa causar-lhe a própria morte; continua fiel! Não perca o seu foco. Não permita que nada, nem ninguém, faça com que você proceda de maneira contrária ao que seus lábios têm professado publicamente durante o tempo em que você foi ricamente abençoado pela instrução e companheirismo do Senhor! Continua fiel a Ele! Não podemos nos esquecer que jamais estaremos sem o controle, a observação e a proteção divina. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” ([6]).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com www.mananciaisdevida.blogspot.com
[1] Is 48.22
[2] 2 Co 6.14-18
[3] Ne 8.10
[4] Ap 2.10b
[5] Jo 20.27
[6] Cl 3:24

Nenhum comentário: