sábado, 29 de novembro de 2008

Ensina-nos A Contar Os Nossos Dias

_ “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl 90:12).

O poeta Laurindo Rabelo nos faz pensar através deste lindo poema:
_ “Deus pede estrita conta do meu tempo, e eu vou do meu tempo, dar-lhe conta. Mas como dar, sem tempo, tanta conta, eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para ter minha conta feita a tempo, o tempo me foi dado e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta. Hoje, quero fazer conta e não há tempo.”

Como podemos contar nossos dias com sabedoria? Como, ou de que maneira somos ensinados por Deus a contar os nosso dias? Há uma história do Velho Testamento que bem pode nos ajudar a fazer essa contagem de maneira sábia. É a vida do rei Asa, a qual é apresentada na Bíblia em três fases distintas e marcantes (2 Cr 14.1-16.14).

PRIMEIRA FASE: 2 Cr 14:1-15
O texto nos apresenta uma série de fatos que caracterizam uma vida cristã eficiente, bonita e normal. Isto é, dentro de um padrão ético e espiritual de excelência e qualidade.

SEGUNDA FASE – 2 Cr 15.1-19
Desafios a uma vida superior, excelente.
Viver é estar sempre tomando decisões, assumindo responsabilidades. E até mesmo a omissão é uma forma de se tomar decisões, assumindo, naturalmente, as conseqüências. O verdadeiro sentido da vida é experimentado quando aceitamos os desafios divinos.

TERCEIRA FASE: O ABANDONO DA FÉ – 2 Cr 16.1-19
A vida do rei Asa tinha tudo para ter um final feliz, se tão somente ele continuasse na presença do Senhor. Depois de tantas coisas positivas, de uma vida dedicada e consagrada ao Senhor, Asa se embruteceu, esfriou em seu ânimo e deixou de confiar no Senhor. Certamente em seu funeral houve muita lamentação da parte de seus amigos, considerando os seus últimos dias.
Tenho certeza de que se Asa pudesse reescrever a sua história, diria-nos:
“Por favor não contem para ninguém esses anos finais de minha vida! Contem apenas meus trinta e cinco anos de reinado. Por favor, não contem nada dos seis anos finais de minha vida! Não vale a pena serem contados. Mas Deus no-los contou:
· Contou da sua falta de confiança no Senhor, quando se viu diante do exército de Israel (16.1).
· Deus nos contou como Asa, além de não confiar na ajuda divina para enfrentar os inimigos, ainda aliou-se com homens ímpios (16.2-6), desprezando a companhia do Senhor.
· Deus nos contou, ainda, que Asa se indignou contra o profeta de Deus que lhe fora enviado para advertir-lhe de sua rebeldia ao Senhor (16.10).
· E Deus nos contou que ele morreu sem ser quebrantado pelo Senhor. Deus nos contou de seu fracasso final, quando morreu sem reconhecer o poder divino para a sua própria vida...

Como você deseja que sejam contados os seus dias?
· Em que fase da vida você se encontra? Numa vida cristã normal, estagnada, sem muita graça e sem a Graça de Deus?
· Você está vivendo na 2a fase? Numa vida de crescimento espiritual, trabalho e consagração ao Senhor? Ou você parou, quebrado, no meio da corrida? Está faltando o combustível do Espírito Santo no tanque de sua vida? Voltemo-nos a um questionamento sincero de como estão sendo contados os nossos dias. E se este for o nosso último dia, que tipo de contas haveremos de acertar com Deus?
Como haveremos de contar os nossos dias?
· Dias de ternura, ou dias de amargura?
· Dias e anos dourados, ou anos nublados?
· Dias de bênçãos e abençoadores, ou dias de maldição e amaldicionadores?
· Dias de paz, ou dias de guerra?
· Dias e anos de vida, vibrantes, vivificantes; ou dias de morte, tristes, decepcionantes?
Comecemos ainda hoje a contar os nossos dias na presença do Senhor Jesus! Assim, pois, que o Senhor nos abençoe a fim de que possamos buscar e viver a Qualidade Total em nossas vidas.
_ “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Tm 1.17).


Pr. Vanderlei Faria
Visite nosso Portal: www.midiasound.com

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Nenhum comentário: