sexta-feira, 4 de junho de 2010

DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS

E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.

O Senhor Jesus mandando os seus discípulos a realizar a sua obra de evangelização, mostra claramente que quando Ele manda, ele garante.

Primeiro o seu poder que se manifesta maravilhosamente, e esse poder é contra as forças malignas que cada vez mais esse multiplica sobre as vidas dos homens e mulheres que não tem a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador nem tão pouco estão protegidos com a fé genuína do Evangelho.

Então o Senhor manda os seus fortes e corajosos obreiros e exercerem o poder de Deus mediante a obediência á Sua Palavra.

Depois, o Senhor garante também as virtudes, isto é, milagres extraordinários para suprir, proteger e abrir todas as portas das bênçãos que os seus obreiros necessitam. Para isso, o Senhor quer que dependamos e confiemos totalmente dEle e de Seu poder.

E para que essa dependência e confiança seja provada, o Senhor mandou os seus discípulos sem bolsa, isto é mala, sem alforge que é onde se leva o suprimento, nem sequer com os sapatos. Vão descalços porque eu vou mostrar a vocês que embora nada levem, contudo nada vos faltará, muito pelo contrario, vocês terão tudo o que necessitar porque vocês vão provar o sabor de viver pela fé e confiança em mim. Vão ter experiência que nunca tiveram, porque vão ver minhas maravilhas de perto.

Vocês vão confundir as mentes, quebrar paradigmas, escandalizar os censuradores, fazer admirar os simples, irritar os críticos, atender os necessitados, revelar os meus mistérios, a minha provisão, o meu amor e misericórdia para com os que tem fome e sede de justiça.

E aqueles discípulos SAÍRAM, mesmo sem perspectiva de suprimentos, proteção e segurança, mas saíram, obedeceram, atenderam e triunfaram.
Porque no final voltaram com alegria dizendo ao Senhor “Até os demônios nos submetem ao poder da tua Palavra”

E logo depois que eles saíram o Senhor foi para o deserto e ali ensinou a multidão e depois fez o milagre da multiplicação dos Pães e peixes e para mais ou menos umas quinze mil pessoas que comeram e se fartaram.

Mas os que Ele mandou não levaram nada para comer nem para calçar porque o Senhor tinha para eles outro trabalho e propósito, o suprimento viria de outra parte, de homens e mulheres que iriam ser usados por Deus para atender a necessidade deles. Não foi assim que aconteceu com o profeta Eliseu? Uma pobre viúva não tinha nada senão um pouco farinha e um pouco de azeite para fazer um pequeno bolo para comer naquele dia e depois morrer, ela e seu filho, porque nada mais tinha.

Mas mediante a palavra poderosa daquele homem de Deus dizendo: E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e trazê-lo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. (I Rs 17.12)
O que aprendemos com essas maravilhosas ações e exemplos?

Que devemos confiar em Deus que é poderoso para atender qualquer necessidades nossas.
Que devemos depender totalmente de Deus através do uso da fé e confiança no seu poder.

E que essa fé depende também da nossa coragem de enfrentarmos o imaginável e o impossível, obedecendo a Palavra de Deus.

Queres ver a mão de Deus ainda hoje operando maravilhas fazendo o extraordinário? Lança-te ao desafio naquilo que Deus te mandou fazer. Porque todos os sevos do Senhor fizeram assim.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram (Marcos 16.20).

Pr. José Édson de Souza

Nenhum comentário: