Quando ocorrem tragédias como as que estão acontecendo aqui no Rio de Janeiro nesses  primeiros dias do  mês de abril (5-9/04/2010), o Brasil e o mundo se mobilizam para  compartilhar com os que sofrem.  E esta é uma  característica muito bonita do povo brasileiro –  a solidariedade.
Porém, precisamos atentar para a ordem divina também no sentido espiritual.  Ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com quem sofre, temos uma tendência miserável a nos acomodar  e nos tornar insensíveis logo que a vida volta à sua normalidade.  Rapidamente procuramos esquecer as tragédias, e nos acomodamos novamente vivendo em situações de risco.
Milhares de pessoas no Brasil e no mundo estão morando em  residências  localizadas em  lugares perigosos, sobre areias movediças; debaixo de encostas ou sobre lixões, como no caso do Morro do Bumba em Niterói. Nos acomodamos e vamos tocando a vida até que aconteçam  novamente as imponderáveis  e fatídicas tragédias.
Mas o pior é que essa acomodação se dá muito mais frequente no sentido espiritual.  Nos acomodamos com muita facilidade a uma vida de pecado e distante da vontade do Senhor. No corre  corre da vida, já não há mais tempo para a oração e para a reflexão sobre o que Deus nos diz em Sua  Palavra. Por isto a  Bíblia nos alerta: “Desperta tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede como andais,  não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.14-16).
  
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário