terça-feira, 15 de junho de 2010

PERFUMOSOS COMO OS CEDROS DO LÍBANO

Oséias 14:6"Os seus galhos se estenderão, bonitos como os galhos das oliveiras e perfumosos como os cedros do Líbano".

Uma novidade no universo dos cosméticos, já de alguns anos pra cá, é o desodorante antitranspirante sem perfume. Também há cremes semperfume... Invetam de tudo...- Desodorantes sem cheiro, podem até ser realmente úteis... a idéia énão misturar os perfumes.- Mas escute essa: crentes sem cheiro – sem o cheiro de Cristo, é umaaberração, uma anomalia... é um defeito! - Como cristão você deve ser cheiroso... perfumoso como os cedros doLíbano.

Oséias exerceu a sua atividade profética entre os anos 750 e 730antes de Cristo.

- O ponto central da pregação dele era que Israel havia se tornadoinfiel a Deus, mas Deus não havia deixado de amar a Israel. - O relacionamento de Israel com Deus era parecido com umrelacionamento de amor e frustração entre marido e mulher, quando háinfidelidade.

- Tudo em Israel estava adulterado, estava corrompido: o culto, oserviço, a justiça, a moral, a política... e Israel sofria asconseqüências do seu próprio desvio... não cheirava bem;não tinha obom perfume do Senhor. • Mas Deus, dava lugar para a esperança, à esperança de ter Israel devolta! - No capítulo 11 lemos palavras comoventes, saídas da boca de Deus,como as do v.7: "O meu povo teima em se revoltar contra mim" ; mesmoassim, no v.4 está, Deus falando: "Com laços de amor e de carinho, euos trouxe para perto de mim."

- Depois, no capítulo 14, tendo Deus suplicado no v.1: "Povo deIsrael, volte para o Senhor, seu Deus!", Deus então anuncia no v.4:"Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meucoração." Ninguém, antes, havia proclamado da parte de Deus, umamensagem como essa. • Mas Oséias, profetizava: Israel pecou se tornando infiel a Deus,adorando imagens de deuses estranhos. Israel é merecedor de castigo;mas Deus não fechou o Seu coração, porque continua amando e cuidandode Israel (2.19-20).

- E Oséias proclamava: "O Senhor vai levar vocês, ó Israel, outra vezao deserto (2.14), e lá, Deus vai dizer: "Israel, tu és o meu povo!",e Israel então, haverá de responder: "Pois Tu és o nosso Deus!"- Aleluia! Oséias sabia que em Deus, o que prevalece, não é a ira, masé o amor, é o perdão. Por isso que, em linguagem profética e atépoética, lemos isto: "Os seus galhos se estenderão, bonitos como osgalhos das oliveiras e perfumosos como os cedros do Líbano". • Oséias tinha noção do perfume exalado das coníferas: os pinheiros,os cedros, os ciprestes, o carvalho... estas árvores e arbustos sãoaromáticas.

- Oséias fala dos cedros do Líbano – o Líbano, na antiguidade, eracoberto de florestas de cedro... o templo do rei Salomão foiconstruído com cedros comprados do Líbano. Existem muitos tipos decedros, mas o Cedro do Líbano é a espécie mais velha e mais forte,vive centenas de anos. Esse é um detalhe tão precioso que o cedro setornou o emblema da bandeira libanesa. Pode prestar atenção, abandeira do Líbano tem duas faixas vermelhas e no meio uma faixabranca com o cedro desenhado lá, simbolizando força e imortalidade.

- Oséias profetizou sobre Israel: "Os seus galhos se estenderão,bonitos como os galhos das oliveiras e perfumosos como os cedros doLíbano". E nisso, o profeta descreve pra nós um quadro de como a vidacristã deveria exercer influência sobre as outras pessoas. - O cheiro dos pinheiros, dos cedros do Líbano era sentido de longe,pois exatamente assim, o aroma de Cristo que exala do crente, devepenetrar todos os lugares, deve ser sentido por todos! - Sim, a presença de Cristo é aromática, Ele carrega um perfume queagrada, que satisfaz.• Sabe, o olfato é um dos sentidos mais sensíveis que possuímos e épor meio dele, que recebemos impressões daquilo que está além doalcance do nosso tato, e até da nossa visão.

- Por exemplo, do outro lado do muro, na casa do vizinho, a carne táassando no espeto (essa é pra abrir o apetite)... você não pode sentira carne (ela tá lá longe), você não pode vê-la (o muro é alto), masvocê pode sentir o cheiro dela...

- Onde há perfume, a gente sente... não dá pra esconder.• Portanto, a palavra de Oséias traz esse peso, esse significado:crente que está na presença do Senhor, que vive com Deus, que anda comDeus, que está tão profundamente ligado em Cristo, esse é como o cedrodo Líbano: exala perfume, porque o doce aroma do Senhor lhe temimpregnado a vida.

- Irmãos, quando vivemos na presença de Deus, trazemos conosco o cheiro agradável do Espírito Santo, e por efeito, essa essência aromática não pode deixar de ser sentida.

- Já imaginou churrasco sem cheiro? Não presta...

- Também não deveria existir crente sem o cheiro da presença de Deusna vida dele.- Você tem andado cheiroso?

Pr Walter Pacheco

Nenhum comentário: