terça-feira, 15 de junho de 2010

A GRAÇA DE DEUS NOS CONFLITOS HUMANOS

A história humana é composta de conflitos com Deus, com o próximo, com o mundo e conosco mesmos. E todos estes conflitos estão representados no incidente narrado no texto no qual queremos refletir. Portanto, vejamos como a graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, se manifestou na vida de um homem desgraçado e infeliz.

_ “Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país” (Mc 5:6-10).

Os demônios ficaram enfurecidos com a presença de Jesus, com a manifestação do poder da graça de Cristo Jesus. Eles não se surpreenderam no sentido de terem descoberto ali o poder de Deus e as consequências da presença divina, mas foram impactados com a surpreendente graça em seus domínios. Foram despertados para o fato de que seus dias estão contados (Ap 12:10-12).

Por isso o diabo trabalha com tanta intensidade, porque sabe que tem pouco tempo.
Esse homem era dominado por forças incontroláveis, humanamente. Não conseguia exercer qualquer tipo de autocontrole ou domínio próprio. Não conseguia deter seus impulsos violentos, agressivos. Mas quando o Senhor Jesus o alcançou com Sua graça, foi restaurado completamente à sua condição de sanidade mental. Mais que isso, seu estado emocional de paz interior, pessoal, paz com Deus e com a natureza, era tão acima do normal que as pessoas, quando o viram, ficaram apavoradas; temeram mais a sua sanidade do que a loucura anterior: “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram” ( Mc 5.15).

As pessoas ficaram atemorizadas e confusas diante de um homem vestido da justiça de Cristo e em paz com Deus, com a natureza e consigo mesmo. Que paz é essa que assombra as pessoas?!
O fato de que ele próprio se feria com as pedras, simboliza, ou representa seu conflito com o mundo ao seu redor, com a natureza de um modo geral. Ainda que se tenha uma vida religiosa equilibrada, sem Cristo não há esperança para o homem.

Não há qualquer esperança em outra parte. Seu estado é de completa desolação. A reconciliação com a natureza se verifica pelo fato de que agora ele não mais se fere com as pedras, mas delas se serve para assentar-se serenamente, enquanto conversava com Jesus...

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: