quarta-feira, 4 de maio de 2011

AOS COMPANHEIROS DE TRIBULAÇÃO

Aquietai-vos e sabei que Deus é Deus! – diz-nos o Senhor no Salmo 46.19. Ou seja, Ele é a nossa salvação, a resposta que mais necessitamos. Ele é, e não “foi”, ou “será”. Ele é! Portanto, aquietemo-nos em oração. Este conselho do salmista não é algo simplesmente para ser assimilado pelo entendimento teológico, religioso, doutrinário. É algo para ser posto em prática, experimentalmente, no dia a dia.

Quando entregamo-nos completamente ao Senhor, consagrando a Ele o que lhe é devido, há paz em nosso coração. Deus promete, Deus cumpre. Você quer viver em paz consigo mesmo, com seus semelhantes, sua família e com Deus? Que tal começar hoje a observar estes princípios? Você já consagrou sua vida ao Senhor?

Na introdução do Livro do Apocalipse, João nos informa sobre sua situação de isolamento e de sua apresentação da palavra profética do Senhor: Ap 1.9-20. No v.9, João diz que se encontrava ilhado; impossibilitado de ter comunhão mais íntima com seus leitores. Porém, sentia-se sustentado e consolado por alguns motivos especiais:

_ “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9). Ele sentia-se confortado pela certeza de que tinha amigos e companheiros de jornada, os quais, certamente, estariam unidos com ele em oração: “Eu, João, irmão vosso...” (v.9 a).

João sentia-se fortalecido em saber que não estava só em sua firmeza de fé. Ele tinha irmãos em Cristo Jesus... Eles compartilhavam da mesma esperança, tinham o mesmo Salvador. Assim como Deus havia informado a Elias que ele não estava só em sua fé: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” (1 Rs 19.18).

Elias precisava saber que não estava só em sua fé. Ele tinha companheiros de jornada para o céu, e não sabia. João, ao contrário, era fortalecido com essa certeza. E, mais que isso, sentia-se animado em poder compartilhar com eles através de uma carta.
Você já pensou em fazer uso de seu tempo ocioso, e talvez até tedioso, para glorificar a Deus e abençoar alguém transmitindo-lhe palavras de esperança em Cristo Jesus? Ou, quem sabe, como João, refletir e considerar o que Deus está lhe falando através do silêncio e solidão?!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: