quinta-feira, 19 de maio de 2011

VOLTAREI PARA VÓS OUTROS!

_ “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).

Como? No contexto (Jo 14.16-27), Jesus esclarece essa gloriosa promessa. Diz Ele que o Pai enviaria o Espírito Santo para ficar conosco para sempre. E não apenas conosco, mas em nós. E essa orfandade seria suprimida, ou eliminada, à medida que mantivéssemos comunhão com Ele, Jesus, através do Espírito Santo que estaria conosco. Então haveríamos de guardar os seus mandamentos como expressão do nosso amor por Ele, e não apenas por subserviência a Ele. E o Senhor, então, nos garante que o Pai haveria de corresponder a esse amor que nós expressamos por Ele. Além disso, Jesus nos assegura o Seu próprio amor, o qual será percebido, expresso, através de Sua manifestação para conosco.

Jesus enfatiza, ainda: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (v.23). Ou seja, se alguém realmente amá-Lo, demonstrando esse amor de forma concreta através da observação à Sua palavra, então o Pai também o amará e fará daquela pessoa uma habitação, ou morada do Altíssimo. E mais, o Espírito Santo, o outro Consolador que o Pai enviaria, há de nos ensinar e nos fazer lembrar de tudo quanto o Senhor Jesus nos ensinou.

Baseado em todas essas promessas, Jesus nos conforta, nos convida a deixarmos o sentimento de orfandade, depressão e ansiedade, na certeza de que ninguém é órfão em tais companhias: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; os quais se fazem presentes conosco e em nós. Ninguém é órfão, se está tão bem acompanhado! Como escreveu Philip Yancey:

“Que consolo para o problema da dor e do sofrimento poderia vir de uma religião baseada num acontecimento como a crucificação? Foi na cruz que o próprio Deus sucumbiu à dor. Acontece, porém, que não estamos abandonados... Porque Deus esteve entre nós, ele entende perfeitamente. O conceito da cruz deixado por Jesus no mundo, o conceito universal da religião cristã, é prova de que Deus muito se importa com o nosso sofrimento, com a nossa dor. Ele morreu de dor... O cristianismo tem um Deus que se preocupa com o homem de tal maneira que se tornou homem e morreu”.

O Senhor Jesus jamais desampara os que são Seus.

_ “porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13:5-6).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: