sábado, 7 de maio de 2011

MÃE, POR QUE CHORAS?

Na verdade a pergunta foi dirigida à Maria Madalena, e não à mãe de Jesus. Mas podemos imaginar e aplicar a mesma pergunta para cada mulher, mãe ou apenas filha, quando celebramos e homenageamos a todas as mães; do passado, presente e futuro. E certamente seriam muitas as respostas, porque muitos são os motivos pelos quais choram as mulheres hoje, no Brasil e no mundo; mas especialmente as mães brasileiras.

Lágrimas vertidas pelas viúvas pobres, que não sabem como vão arrumar alimentos para alimentar seus dois filhos ainda dependentes...
Lágrimas de mulheres indignadas com a brutalidade e desumanidade de seus maridos, insensíveis às suas necessidades femininas, físicas, emocionais e espirituais...
Lágrimas da Mulher Criança, explorada sexualmente, que chora a perda de sua dignidade, saúde e o direito de ser feliz com o homem a quem deseja escolher para passar com ele o resto de sua vida.

Lágrimas da mulher espancada e humilhada por um bando de bandidos acobertados pelo dinheiro fácil de seus pais, e pela condição social privilegiada que ocupam.
Lágrimas da mulher mãe que vê seu filho sendo levado para um presídio por causa do envolvimento com as drogas e com pessoas perigosas.

Lágrimas da mãe cujo marido e filhos tiveram suas vidas abreviadas por motivos fúteis, brutais e prematuramente... Chora porque parece que levaram o seu Senhor e O esconderam de si.
_ "Porque levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram" (Jo 20.13b).

Maria Madalena e as demais que foram com ela ao sepulcro choraram por um motivo especial: Porque, na concepção delas, Aquele em quem depositaram toda a esperança de lhes dar a paz permanente e a libertação de seus pecados lhes fora tirado de forma brutal e prematuramente. Elas ainda não haviam percebido que aqueles momentos, embora significativos e realmente tristes, seriam breves e passageiros em comparação com a exuberante e permanente alegria da ressurreição de seu Mestre e Senhor.

Assim também, hoje quero lembrar às queridas mães que choram as perdas de seus maridos e filhos as palavras do Senhor Jesus para todos nós que cremos nEle como nosso Senhor e Salvador:

_ “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16.20-22).

Jesus não nega que passaríamos tribulações e tristeza; mas deixa para todos quantos o amam e crêem nEle uma palavra de esperança e consolação: “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar”
Para você Maria de todas as raças, de todas as crenças, de todas as partes, querida mãe chorosa, aceite meus sinceros votos de que a bênção da consolação do Senhor repouse sobre sua vida e sobre a vida de toda a sua família.

Portanto, aceite meu afetuoso abraço (ainda que distante) de felicitações. Parabéns pelo seu dia! E, por favor, não chore mais! Mas se chorar, confie na promessa divina que um dia haveremos de tomar posse. Então, “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.[1]

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Apocalipse 7.16.17

Nenhum comentário: