segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS

_ “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” (Ef 6.18-19).

Normalmente, quando pensamos em oração pensamos em recebimento de bênçãos, pensamos nas dádivas de Deus para nós. Poucas vezes pensamos em oração como um tributo de gratidão, adoração e glorificação ao nome do Senhor. Daí a distorção do conceito de adoração em nossos arraiais. Hoje, quando se fala em louvor, só se pensa em cânticos (especialmente quando é apresentado por um grupo intitulado de ministério de louvor).

Talvez este seja o principal obstáculo, ou a nossa maior dificuldade, para nos desenvolvermos na prática da oração. Isto porque algumas vezes pensamos que os nossos problemas são tão complicados que nem mesmo Deus poderia solucioná-los. Outras vezes vemos os nossos problemas como algo tão fútil, ou banal, que não sentimos necessidade de pedir ajuda divina. Ou, como dizem alguns, não precisamos incomodar o Senhor com pedidos insignificantes; nós mesmos podemos e devemos resolvê-los – assim racionalizamos. Ou talvez não oramos porque reconhecemos que, se assim o fizermos, inevitavelmente teremos que nos reconciliar com alguém a quem detestamos; teremos que reconsiderar nossas atitudes diante de Deus; teremos que renunciar e rejeitar alguma coisa. Teremos que abrir mão de algum sentimento, ou de algum posicionamento; e somos muito auto-suficientes (para não dizer arrogantes) para abrir mão de nossos pressupostos.

Por isso, creio, Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus seja feita. E, mais ainda, reconhecendo que é Ele a quem pertencem o Reino, o poder e a glória. Portanto, quando oramos, precisamos reconhecer e expressar isto – que ao Senhor pertencem o Reino (domínio e soberania absoluta sobre tudo e sobre todos); o poder (toda a autoridade e controle, sobre tudo e sobre todos; e a glória (toda honra e toda adoração, de tudo e de todos), como fez Paulo no texto acima. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: