quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMPANHEIROS NA TRIBULAÇÃO

_ “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9).

João sentia-se encorajado a prosseguir, sabendo que seus irmãos em Cristo Jesus também tinham que enfrentar e suportar as agruras das perseguições: “....e companheiros na tribulação” (Ap 1.9b).

João não podia se dar ao direito de ficar se lamentando pelas privações a que estava submetido. Havia alguém em circunstâncias semelhantes, ou piores que a sua. Por causa disso, sentia-se no dever de repassar o conforto e consolação do Espírito Santo aos seus queridos distantes. Eles também compartilhavam da difícil e desafiadora experiência de viverem sob pressão. Assim, João sentia-se profundamente compelido a compartilhar estímulo e encorajamento àqueles que estavam testemunhando com entusiasmo e vibração, apesar das dores e aflições que lhes eram impostas.

Veja o exemplo semelhante que a Bíblia relata na experiência de quatro leprosos que descobriram alimentação e foram compartilhar com seus patrícios famintos: 2 Rs 7.3-15.
João, sentia-se animado com o fato de saber que não estava só; tanto porque tinha a companhia de seu Senhor como pelo sentimento de estar em sintonia com seus irmãos e companheiros de batalha. Ao mesmo tempo, isto lhe dava estímulo para repassar aos outros o consolo que sentia.
Não sou melhor que eles, não tenho nenhum motivo para reivindicar qualquer privilégio especial, somos irmãos em Cristo. Se alguma bênção material ou espiritual é concedida a mim, é pela graça de Cristo Jesus. Eu não mereço absolutamente nada mais que os meus irmãos. Somos todos membros da família de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, pela misericordiosa graça do Senhor Jesus.

Procure desenvolver sua intimidade com o Pai, através da oração e da observação aos preceitos de Sua Palavra – A Bíblia Sagrada. Faça isso com dedicação e amor a Ele, para, assim, poder desfrutar de Sua doce e confortadora companhia. Porque Ele assim nos afirma: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Sl 68.5-6). Portanto, levante a cabeça, regozije-se no Senhor, porque você nunca foi e jamais será órfão! Aleluia!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: