terça-feira, 17 de maio de 2011

DISCERNINDO A VONTADE DO SENHOR

_ “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5.17).

Passamos a maior parte de nossas vidas atrofiados como portadores da Palavra de Deus. Isto porque, quase sempre há quem pregue, pessoas devidamente preparadas e qualificadas para o exercício do ministério da pregação pública. Quando, porém, esses crentes vão viver em lugares distantes do convívio com suas igrejas, sem a companhia de pessoas que exerçam esse ministério, então se vêem compelidas pelo Espírito Santo a falar das grandezas do amor de Deus. E são abençoados, abençoando a muitos. Foi assim com a igreja primitiva, quando os apóstolos ficaram em Jerusalém e os demais crentes saíram por toda parte levando o evangelho de Cristo. Foi assim nos dias de Paulo. E continua em nossos dias.

Tenho este exemplo em minha própria família. Meus pais tinham uma vida tranqüila e segura financeiramente, morando em Volta Redonda. Meu pai era funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em seus bons tempos. Com todas as regalias e privilégios dos primeiros operários da mesma. De repente, pediu demissão do emprego. Ajuntou os filhos, alguns recursos, e levou-nos para o sertão do Paraná. Seu propósito era plantar café e ficar rico. Mas o propósito de Deus que ficou evidente, anos depois, era para ele plantar a semente santa do evangelho de Cristo.

Lá, meu pai começou a trabalhar a terra. Com muita dificuldade, desmatou o sítio, plantou e colheu café, algodão, milho, etc. Não enriqueceu, como pensava; muito pelo contrário, passamos aperto e tristeza; porém, ali o Senhor nos abençoou. E, de um modo muito especial, Deus usou meu pai (semi-analfabeto) para pregar o evangelho a muitas pessoas. Tendo como resultado desse trabalho a formação de uma nova igreja, nascida em nossa própria casa, a Primeira Igreja Batista em S. João do Caiuá. É sempre assim, na ausência de pregadores, pastores ou missionários, Deus levanta obreiros (muitas vezes os assim chamados “leigos”), e os habilita para levarem a palavra de salvação aos pecadores.

Assim, pois, creio que em tudo precisamos discernir a vontade do Senhor. Mesmo quando somos alvo de dificuldades, apertos e tristezas, Deus pode estar querendo despertar vidas, fazendo uso das nossas tribulações.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: