quarta-feira, 29 de junho de 2011

AINDA DÁ PRA SER FELIZ?

O que é FELICIDADE?
Como alcançá-la?
Como mantê-la?
Como vivê-la?

Estas e outras perguntas são feitas, diariamente, em todo o mundo, por pessoas diferentes, em diferentes posições e situações.
Pesquisas foram feitas a esse respeito nos EUA, e uma delas nos revelou algo que já imaginávamos, embora nos desgastemos numa corrida desenfreada no nosso dia a dia nessa busca equivocada:

O aumento de renda de países não foi seguido do aumento do grau de felicidade dos seus cidadãos.
Então, se a riqueza não traz felicidade, o que traz?
Poderíamos pensar em vários itens como saúde, casamento, inteligência, bom emprego, etc. E certamente esses itens fazem parte da busca pela felicidade.

Mas outra descoberta nos revela algo que vale reflexões profundas:
De acordo com pesquisa realizada em 2002 pela Universidade de Illinois, também nos EUA, as pessoas com alto nível de felicidade são aquelas que têm mais capacidade de fazer amigos e manter fortes laços afetivos com eles. Um hábito simples e gratuito.

RELACIONAMENTOS.
São eles os maiores responsáveis pela nossa FELICIDADE.
O sentimento de pertencimento, de fazer parte, de amar e ser amado, de ser aceito, de ser alguém e ter alguém com quem se importar é o que importa. É isso que nos traz felicidade. E Deus sempre soube disso. Desde o início, desde sempre:
Não é bom que o homem esteja só .../Gênesis 2:18a/
Tudo foi providenciado e planejado para a cooperação e não para a competição. O Manual foi escrito para que nos relacionássemos primeiro com Ele/Deus/, através de Jesus e depois, uns com os outros.

RELACIONAMENTOS.
Esse é o grande investimento em FELICIDADE.
Para todos aqueles que acreditam que amar as pessoas é mais importante do que julgá-las, que o perdão pode curar, que primeiro eu preciso me conhecer para depois conhecer o outro, que liberdade pressupõe responsabilidade, que individualidade não é o mesmo que individualismo, que o medo e a culpa nos paralisam, que viver é correr riscos, que perder um lance não significa perder o jogo, que mudanças são necessárias, que pedir ajuda é um ato de coragem, que a vida é feita de escolhas e que as conseqüências delas são inevitáveis.

Vale lembrar aqui de um trecho do livro Um Mundo Num Grão De Areia, de Rubem Alves:
“A pomba que, por medo do gavião, se recusasse a sair do ninho, já se teria perdido no próprio ato de fugir do gavião. Porque o medo lhe teria roubado aquilo que de mais precioso existe num pássaro: o vôo. Quem, por medo do terrível, prefere o caminho prudente de fugir do risco, já nesse ato estará morto. Porque o medo lhe terá roubado aquilo que de mais precioso existe na vida humana: a capacidade de se arriscar para viver o que se ama.”
Porque o amor nunca falha /I CO.13:8a/.

Viver consiste em amar. Solitariamente, ninguém aprende a amar.
Num mundo onde o amor parece tão escasso e, porque não dizer ausente, que você abra o coração, sua mente e seus braços para a felicidade. Que você adote a convivência como caminho para o crescimento; aprenda a se emocionar diante de cada descoberta; usufrua de cada minuto da sua vida tão intensamente quanto for possível; aproveite todas as oportunidades para criar vínculos; habitue-se a enxergar além das aparências; desenvolva a arte de ouvir mais e falar menos; valorize mais as pessoas do que as coisas; distribua palavras de apreciação antes de repreender; seja generoso em elogiar e escolha viver com simplicidade.

AINDA DÁ PRA SER FELIZ.
Depende de você e das suas escolhas.
Estarei torcendo pela sua felicidade.

Eliana Bernadete de Oliveira Reis.

Nenhum comentário: