sábado, 11 de junho de 2011

OS FILHOS DE DEUS

A Bíblia diz que aqueles que são guiados pelo Espírito Santo, estes são os filhos de Deus (Rm 8.14).

Ora, se Jesus foi guiado pelo Espírito ao deserto, por que haveria de nos conduzir só para sermos abençoados materialmente? E quem diz que o deserto não significa também uma extraordinária oportunidade para a aprendizagem com Deus na intimidade da oração e meditação, além de usufruirmos da poderosa manifestação da majestade divina em nós, em nosso favor, ou através de nós para abençoar aos outros?

No caso de nosso Senhor, foi para nos abençoar, nos fortalecer na fé, nos ensinar a enfrentar a tentação e para nos encorajar nos momentos de desalento e solidão. Quando verificamos a história dos heróis da fé, percebemos que cada um passou pelo torvelinho da aflição, pelo seu "Vau de Jaboque", seu "Monte Moriá", sua fornalha incadecente, para em seguida ter o conforto de Jeová Jiré (o Senhor proverá) e para servir de testemunho para a salvação de muitos. Para alguns, como Paulo, o deserto não se resumiu a uma experiência apenas, mas, conforme ele mesmo nos informa, seus desertos foram uma constante no seu ministério; como, aliás, o próprio Senhor já havia predeterminado desde a sua conversão (At 9).

É claro que isso não deve ser motivo para deixarmos de buscar o socorro e as possíveis soluções humanas. Se estivermos doentes em condições de buscarmos tratamentos médicos, não podemos negligenciar qualquer possibilidade de solucionar tais problemas. Até porque Deus pode agir com ou sem a intervenção humana.

Todavia, ainda assim, não podemos permitir que isto venha nos prostrar em depressão, mágoa, revolta ou ressentimentos contra Deus ou contra quem quer que seja. Deus está no controle de nosso deserto, mesmo quando temos a impressão de que estamos abandonados. Isto deve nos confortar e nos reanimar. Mateus nos informa que após o Senhor suportar e superar as tentações, vieram os anjos e o confortaram. Mas o Espírito Santo consolador estivera todo tempo com Ele, guiando-O através do deserto, assim como nos guia também.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: