quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUAL A SUA ESCOLHA?

Enquanto os soldados debochavam de Jesus, dando-Lhe bofetadas, colocando-Lhe a coroa de espinhos, ferindo-Lhe cruelmente Sua cabeça; Pilatos, tímida e covardemente apresentava suas escusas, sua opinião reservada sobre a inocência do Filho de Deus: "Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum" (Jo 19.4).

Na verdade, com estas palavras Pilatos apenas procurava se eximir de qualquer responsabilidade quanto à condenação de Jesus. Era como se lhes dissesse: "Olhe aqui, vocês podem fazer o que quiserem com Ele, desde que não me envolvam nesse processo. Não quero ser julgado como cúmplice ou conivente nesse crime. Eu lhes apresento o homem, mas, por favor, não me comprometam, não me envolvam nesse caso, estou fora dessa..." Aliás, foi isso que ele confirmou um pouco mais à frente com seu famoso gesto de levar as mãos. Era uma omissão oficial e histórica.

Qual tem sido o nosso testemunho de vida “no meio de uma geração pervertida e corrupta” como a nossa?

Temos agido como sal da terra e luz do mundo, para de alguma forma alcançarmos alguns, arrebatando-os do fogo, como escreveu Judas? Ou estamos agindo como Pilatos, tentando apenas livrar a nossa pele, ou melhor, a nossa alma das penas eternas?

Aqueles que queriam apenas agir em sua própria causa acabam nem mesmo conseguindo livra-se da própria condenação. Pilatos não se livrou da condenação pelo fato de ter se acovardado de identificar-se com Jesus. Se deixarmos de ser evangelísticos ou missionários, acabamos deixando de ser evangélicos também. Não há meio-termo com as coisas de Deus. Ou somos radicais em assumir nosso compromisso com Ele, ou nos tornamos omissos e condenáveis por amarmos mais o prêmio das trevas e da corrupção do mundo do que a Deus. Qual a sua escolha?

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: