quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

JESUS É A RESPOSTA!

_ "Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo" (Jo 5.5).

Assim, pois, João diz que aquele homem estava enfermo, carente, perdido e desprezado em meio à uma multidão confusa e errante. Um homem só, no meio de uma multidão sofrida, enganada e agonizante. Gente cansada que ainda mantinha uma centelha de esperança, apesar do desânimo diante das circunstâncias. Entre tantos, achava-se um homem especial aos olhos de Deus, porém, quase vencido. Quase... Ninguém lhe dava atenção. Ninguém, apenas Jesus. Em tais circunstâncias ocorre, normalmente, um pensamento massacrante: Por quê, justamente eu? Por que isso não acontece com os homens maus, ou, pelo menos, piores do que eu? Podemos nos lembrar da resposta que Jesus deu a Pedro, quando este lhe fez pergunta semelhante, referindo-se a João: "Senhor, e deste, que será?" (Jo 21.21).

Jesus respondeu-lhe: "Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu" (Jo 21.22). Certamente João teria sua cota de sofrimento, no tempo oportuno, determinado por Deus. O critério e a ocasião eram problemas exclusivamente de Deus, e não de Pedro ou João.
_ "Queres ficar são?"

Antes de mais nada, esse texto nos ensina que é Deus quem nos procura, antes que nós o procuremos. Nós O procuramos em oração porque Ele, o Senhor, já nos procurou e nos amou primeiro: Os 11:1-7; Jo 6.44-45; Rm 5.8; 1Jo 4.7, 10, 19.

_ "Queres ficar são?" – É a pergunta de quem se importa. De quem reconhece o aflito como gente. De quem tem a solução, a resposta que necessitamos. É a pergunta que ainda ecoa em nossos corações. Porém, mais do que a pergunta, precisamos atentar para a resposta. Sim, Jesus é a resposta. Na verdade, quando Jesus se dirigiu àquele homem, estava manifestando-lhe o Seu poder e misericórdia.

Com a pergunta, Jesus aflorava na mente do paralítico as suas muitas interrogações. Os seus questionamentos mais íntimos. Ao tempo em que fazia-lhe renascer a esperança, aquecia-lhe o coração, já tão esmorecido e triste. Mas não só isso, Jesus proporcionou-lhe, ainda, a resposta tão acalentada: "Levanta-te toma a tua cama e anda..." (Jo 5.8). Era inacreditável, ali estava a resposta tão preciosa, tão sonhada e contida em seu coração. Era verdade, ele estava curado, aquele homem especial era a sua resposta! Jesus continua sendo a nossa única esperança, num mundo tão sofrido e sem esperança. Só o Senhor Jesus tem a resposta para os reclamos de nossa alma. Mais do que isso: ELE É A RESPOSTA!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: