segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

UM PRÊMIO INIGUALÁVEL

Fl 3.7-11

Diante de Elias, também, todas as coisas se tornaram como refugo, esterco, palha. Aquilo que leva os homens a se odiar, matar, destruir a reputação alheia. Só que, ao contrário de Paulo, o qual afirmara estar desprezando essas coisas por causa de sua visão e missão superior; Elias desprezava toda a sua vida, e não via as coisas mais excelentes que o Senhor lhe reservara. Não via, não pensava na “excelência do conhecimento de Cristo”.

Porém, quando tudo parecia se conduzir para um desfecho infeliz e negativo de uma vida até então vitoriosa; Deus, em Sua misericórdia infinita, interveio, restaurando-lhe a vida e a coragem para continuar a caminhada.

Elias estava quase vencido: “Já basta, ó Senhor, toma a minha vida...” Até então, um homem enérgico, destemido, ativo, forte e cheio de motivações. Agora se vê caminhando ao léu, sem destino, sem perspectivas alentadoras. Pára, então, desconsolado e triste, esmorecido e frustrado. Já havia atingido o máximo em termos de realizações, segundo as suas expectativas: derrotara os inimigos do povo de Deus, os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal (1 Rs 18.19). Um recorde impressionante! Sua melhor marca! Um recorde invejável para os seus contemporâneos. Estava “realizado”... e infeliz, desanimado. É trágico quando alguém, em pleno vigor físico e mental, se dá por realizado, sem qualquer outra ambição a almejar. Na verdade, este comportamento é que caracteriza uma pessoa vencida, derrotada, deprimida. Parou de crescer. Parou de viver.

Para Elias não restava outra alternativa: era confiar em Deus de todo o coração, ou definhar-se covardemente derrotado. Deus a ele concederia honras sem medida, privilégios jamais sonhados. Para tanto, ou seja, para obter a vitória pessoal, era-lhe necessário crer e obedecer ao Senhor da glória. E somente a Ele. Deixar de confiar em si mesmo, nos valores humanos, no poder ou na força pessoal. Tinha que ser Deus somente. E Elias resolveu aceitar o desafio. Ousou crer e confiar de todo coração no Senhor. Voltou-se aos braços paternais do seu divino Mestre e Senhor. E, tendo se humilhado Àquele que tudo pode, sentiu-se confortado, reabilitado. Saiu de sua prostração e depressão. Tornou-se mais que vencedor... Deus ainda acrescentou-lhe uma grande e auspiciosa surpresa. Um prêmio inigualável. Uma honra especial: elevou-o aos céus, sem a traumática experiência da morte física.

Sem dúvida, temos nesse episódio bíblico um caso típico de alguém quase vencido que tornou-se mais que vencedor. Quando parecia não haver mais qualquer chance de felicidade, eis que o Senhor chegou e mudou o destino de uma vida preciosa!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: