terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A SÍNDROME DO OSTRACISMO

A insatisfação é necessária, e até indispensável, no processo de maturidade espiritual, como, também, no crescimento em santificação. É quando somos levados pelo Espírito Santo a nos ver realisticamente, como Isaías (Is 6.5). É um tipo de auto-confrontação, quando encaramos nossa miséria espiritual à luz da santidade divina. A percepção da glória e majestade de Deus nos leva a sentir nossa triste condição humana. E, conseqüentemente, sentimos uma urgente necessidade de Deus. Porém, precisamos ter suficiente maturidade para não deslocarmos a nossa inquietação pessoal para os outros, ou mesmo para com Deus.

Elias também enfrentou suas crises particulares. Embora possuísse um potencial extraordinário, não ficou isento das crises existenciais. Um homem valoroso, forte, destemido, vitorioso e aguerrido. Um bravo vencedor, após a obtenção de vitórias retumbantes e extraordinárias, viu-se, de repente, Oficina De Reparoscoragem abalada. Sua valentia transformara-se em covardia. Aquele que fora um campeão, um ilustre vencedor, torna-se amedrontado, desiludido e revoltado com tudo e com todos. Até mesmo com Deus. Sua situação parecia irreversível e miseravelmente caótica. Era, aparentemente, o final infeliz e desmoralizante daquele que fora uma personagem de rara imponência e altivez.

A situação de Elias chegou ao limite máximo suportável. Sua decadência desceu ao máximo quando resolveu isolar-se completamente e pedir a Deus a própria morte. A seu ver aquela era a única e última alternativa que lhe restava. Estava, assim, no auge da angústia e depressão. A desilusão, mágoa e ressentimento, tiravam-lhe as forças para empreender novas conquistas, novas aventuras. Sua resistência chegara ao fim. A derrota e frustração tomara conta de seu pensamento. Era o fim, inexoravelmente... Porém, Deus, o Senhor da história, ainda estava, e continua, no controle da situação.

É este mesmo homem que atravessa uma tremenda crise emocional e espiritual – a síndrome do ostracismo. Entrou na caverna com o propósito de deixar-se morrer. Fracassou em meio ao sucesso. Porém, a despeito de sua postura de desânimo e frustração, o Senhor não se esquecera dele: “A mão do Senhor estava sobre Elias” (1 Rs 18.46). Uma lição fabulosa para quantos que se acham fracassados depois de experimentarem grande sucesso na vida cristã. Também é uma grande lição para quem está subindo na vida: o fracasso pode cruzar o seu caminho.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: