sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LEVANTA-TE E ANDA!

"Levanta-te, toma o teu leito e anda" (Joao 5.8).
A sensação de abandono, o sentir-se rejeitado, é algo tremendamente doloroso e deprimente. É o sentimento de inferioridade, de insuficiência e incapacidade de amar e ser amado... Leva ao desânimo, abatimento e à depressão. Sentimos a rejeição e abandono até mesmo quando ocorrido no ventre materno. Uma criança rejeitada pela mãe no período de gestação pode tornar-se uma pessoa insegura, triste, carente de afeto, desajustada ou problemática. Há milhares de pessoas abandonadas, esquecidas nos hospitais ou perambulando pelas ruas. Vidas secas, amargas, cujos familiares, sem recursos, por não reconhecerem neles mais valor ou medo de contaminação, as abandonam até mesmo nos leitos hospitalares. Para tais pessoas assim diz a Palavra de Deus: "Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei..." (Is 49.15-16).
Se você está envolvido em densas trevas de desânimo, solidão e tristeza; lembre-se, esse pode ser um caos aparente, porque Jesus está vivo e presente. Deus ainda tem propósitos especiais para você: “Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança” (Sl 94.14). Ele nos procura nos desertos ou nas cavernas de nossa existência, com terno amor: Que fazes aqui? Levanta e anda!
Recentemente, um jovem seminarista, deficiente físico, fez-me a seguinte pergunta:
_ Pastor, o senhor acha que eu vou sofrer de preconceito no ministério por causa de minha condição física?
_ Sim, vai – respondi-lhe. Porém, acrescentei, tudo vai depender de sua atitude em relação a essa situação.
Quando somos confrontados com algum tipo de preconceito, pela solidão, ou qualquer outro tipo sofrimento, temos sempre duas escolhas: Usar as circunstâncias positivamente, ou sermos esmagados por elas. Quando esse sentimento nos atingir, levando-nos ao chão, lembremo-nos de que sempre haverá um lugar a sós com Deus, onde podemos sentir novamente a presença confortadora do Espírito Santo de Deus. Em meio às lágrimas, dores e tribulações, Deus nos procura e nos estende a mão.
Mesmo quando nos refugiamos em nossas cavernas sentimentais, emocionais e espirituais. Deus nos procura a fim de tirar-nos dessa profunda e desalentadora solidão: “Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei. Já o tenho feito; levar-vos-ei e vos salvarei” (Is 46.3-4).
Sim, o Senhor nos sustenta e nos carrega no colo, em Seus braços poderosos. O Senhor não está longe, nem Se esqueceu de nós. Ele virá e enxugará nossas lágrimas e nos consolará! Na alegria ou na tristeza, na dor ou aflição, Jesus, Senhor dos senhores, está conosco sempre. Acabou o trauma da solidão, tristeza e depressão; não temos porque temer e tremer diante do mundo, Ele é fiel. Jamais estaremos sós: “Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso!” (Mt 6.32).
O que mais precisamos é da cura íntima de nossa alma ferida e sem esperança; a cura da dor interior provocada pela ferida de muitas rejeições ao longo do caminho. E, ainda mais, pelo estrago provocado pelo pecado... Jesus, o Senhor, é o único que pode curar nossas feridas interiores; essa chaga da alma cansada, o sentimento de abandono, cansaço e opressão.
Quando nos sentirmos abandonados pela família, amigos, saúde pública, e até mesmo pelos companheiros e irmãos na fé; não alimentemos mágoas no coração. Ao contrário de “não tenho ninguém”, podemos dizer: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fl 4.13).
Jesus Cristo pode ajudar-nos convenientemente, porque Ele sabe o que é a vergonha e a humilhação do abandono; Ele a sentiu da forma mais profunda ali na Cruz, quando exclamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27.46b). Naquele momento cruciante, Jesus se identificou totalmente com todos os maltrapilhos, desgraçados e abandonados deste mundo. Ele se fez um com todos os rejeitados de todos os tempos e lugares. Foi o momento quando o Deus-Homem se fez completamente HOMEM. HOMEM-DEUS, na mais humilhante e triste condição humana: abandonado por Deus.
Deus tem uma resposta adequada para cada um de nós: "Levanta-te, toma o teu leito e anda!" É o desafio à obediência: fé e ação. É o desafio da experiência com Deus: Anda – viva com Deus! Ou, comece a viver realmente a VIDA! Quem se encontra com Jesus Cristo não pode ficar parado, imóvel, inválido. Torna-se um cristão ativo, operante. Há sempre um novo caminho a percorrer. Novas aspirações, novas motivações a experimentar. Quem se achega a Ele, torna-se mais que vencedor! Então, Ele acrescenta: "Olha que já estás curado, não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior" (Jo 5.14).
Antes de mais nada, é importante que se considere os infortúnios da vida desta forma: QUASE VENCIDO... Quase vencido quer dizer que a derrota não se consumou. Ainda resta esperança, mesmo que frágil, tênue. Assim, pois, o homem mencionado por João estava nesta condição, porém, por Cristo Jesus tornou-se mais que vencedor. Ele experimentou a verdadeira vida, ou, a vitória cristã em sua plenitude. Quando encaramos as coisas ruins que nos acontecem desta maneira, deixamos a porta aberta para o milagre.
_ "Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus. Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor" (Is 54.6-8).
_ "Seja a vossa vida sem ganância, contentando-se com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei" (Hb 13.5).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: