quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS

_ “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo... E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.2,9 10).

Assim, pois, cumprindo a lei de Cristo, a lei da reciprocidade do amor; a lei da semeadura santa, a lei da misericórdia, a lei do amor! Portanto, pensemos no primeiro texto mencionado acima. Um adolescente estava enfermo. A mãe, viúva, pobre, não tinha recursos para socorrê-lo, levá-lo a um médico, comprar remédios. E o menino morreu. Ela, desesperada, corre ao encontro do homem de Deus. Era a sua única e última esperança, e ele não a decepcionou. O mundo ainda hoje procura os homens e mulheres de Deus, trazendo-nos os seus aflitos, feridos e espoliados, com suas mazelas físicas, emocionais e espirituais.

Qual deve ser a nossa postura em face às circunstâncias catastróficas de nosso povo? Creio que, como povo de Deus no mundo, não podemos nos omitir, deixar de apresentar a nossa solidariedade para minimizar o sofrimento humano. Por isso, quando medito nesse texto, o faço na certeza de que o nosso Deus, "O Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação" nos ama e está conosco nesse processo, nessa nossa caminhada. Portanto, à luz do texto em apreço, vejamos algumas características marcantes de uma pessoa de Deus, um homem de Deus.

Penso que a cura interior não se dá como num passe de mágica, num repente. Ao contrário, quase sempre, é fruto de um processo longo e persistente; uma árdua e dolorosa caminhada. Esse processo envolve toda a nossa força de vontade, toda a nossa alma, todo o nosso ser. Ainda assim, persistem, inevitavelmente, as marcas, as sequelas.

Porém, creio que de tudo isso podemos extrair alguma coisa positiva, estimulante. É que quanto mais nos doamos, nos entregamos no afã de ajudar na “cura” de alguém ao nosso redor, sem que percebamos estamos empreendendo uma cura mais profunda e duradoura em nós mesmos. Assim este processo vai se renovando, tornando mais leve o nosso fardo e mais fácil a convivência com nossos próprios sentimentos e traumas. Isto porque, à medida que mais nos envolvemos na busca de soluções para os problemas de outras pessoas vamos percebendo que mais leve se torna o nosso fardo. Pelo menos é assim que tenho verificado em minha própria experiência. Daí porque Paulo nos recomenda:

_ “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo... E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.2,9 10).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: